Londres

Guia dos transportes em Londres

Para quem não sabe morei em Londres durante 3 anos e recebo vários pedidos desde onde ficar, onde comer até como usar os transportes públicos por isso espero que este guia te ajude.

Londres é uma cidade enorme com 8 milhões de habitantes (dados de 2011) mas que está super organizada e orientada para os turistas. O sistema de transportes públicos deve ser um dos melhores do mundo e dos mais fáceis de utilizar.

Londres é organizada por zonas, sendo que a zona 1 é o centro da cidade e pode ir até à zona 9. Assim sendo, se tiveres de viajar da zona 1 ate à zona 9 fica mais caro do que se viajares só da zona 1 à 3 por exemplo. Isto é importante na altura de escolheres o teu alojamento porque não queres ficar muito longe do centro e gastar tempo e dinheiro em deslocações.

Como comprar/usar o passe de transportes públicos em Londres:

Opção 1 – Contactless: podes usar o teu cartão de débito/crédito com contactless nos transportes públicos.

  • Autocarro: entrar no autocarro e encostar o cartão no leitor para pagar o bilhete
  • Comboio/metro: encostar o cartão no leitor à entrada e saída da cancela

Nota: Esta opção pode sair mais cara se o teu banco te cobrar por taxas de uso do cartão no estrangeiro + taxas de câmbio, para evitares tudo isto, porque não experimentas o cartão WeSwap ?

Opção 2 – Oyster: Comprar um cartão recarregável chamado “oyster card” (custa £5) e carregar com saldo nas máquinas que estão nas estação (no final da tua viagem podes sempre entregar o cartão e receber as £5 de volta ou podes guardar o cartão para quem sabe uma próxima vez 🙂 – o cartão não tem validade). Prós: Controlar melhor o dinheiro que se gasta em transportes. Contras: Não dá para comprar o bilhete dentro do comboio ou do autocarro, por isso se ficares sem saldo no cartão tens de perder tempo na fila das máquinas ou da bilheteira para o carregar.

oyster

Existe um limite máximo diário, não te preocupes que não vais pagar quantias exorbitantes para andar nos transportes, seja autocarro, comboio ou metro.

Preços 2019:

Para teres uma ideia da diferença de preços de cada zona, deixo aqui em baixo alguns exemplos:

  • Zona 1 à 2: £7 por dia (adulto) – ou seja quando atingires este valor diário, podes continuar a andar nos transportes e a validar o cartão mas já não vais pagar mais por isso.
  • Zona 1 à 3: £8,20 por dia (adulto)
  • Zona 1 à 4: £10,10 por dia (adulto)

Podem ver o preço para crianças e para outras zonas no site oficial: https://tfl.gov.uk/fares/find-fares/tube-and-rail-fares/caps-and-travelcard-prices?intcmp=54720

Aqui podem planear a viagem para ter noção do tempo de deslocação: https://tfl.gov.uk/plan-a-journey

Como viajar dos aeroportos de Londres para o centro da cidade? Com Preços

Espero que vos ajude a escolher o melhor aeroporto consoante o preço do bilhete de avião + deslocação até ao vosso hotel. Neste post só irei mencionar o trajecto mais directo do aeroporto até uma estação de comboios/metro no centro mas claro que os transportes chegam a todo o lado. Existem outros meios de transporte como o EasyBus (pertence à EasyJet) ou o National Express (companhia nacional inglesa dos autocarros/expresso) que podem ser alternativas ao comboio e metro.

Outro dado importante, os preços dos transportes variam de acordo com o horário. Em hora de ponta o preço é mais caro, sendo mais barato aos fins de semana (todo o dia) ou fora da hora de ponta durante a semana (peak times).

Gatwick Airport: O meu aeroporto preferido! Super organizado, fácil de encontrar o que queremos e fácil em termos de transportes. Aqui mesmo que não queiras és quase “empurrado” para a estação de comboios que se encontra no Terminal Sul (South Terminal), caso venhas do Terminal Norte (North Terminal) só tens de apanhar um shuttle para o terminal sul. Daqui parte o famoso “Gatwick Express” que vai para London Victoria que é mais direcionado para os turistas porque podes sempre apanhar o comboio suburbano (Southern Trains) que só faz mais duas paragens extra em relação ao Gatwick Express, pára em East Croydon, Clapham Junction e depois London Victoria, é mais barato e podes usar o oyster/cartão de crédito como já foi explicado lá em cima.

Nota: Se pretendes usar o comboio suburbano com o Oyster não precisas de reservar os bilhetes, mas se preferires apanhar o Gatwick Express talvez saia mais barato reservares com alguma antecedência.

Tempo de viagem:

  • 34 minutos até London Victoria (comboio – Southern Trains) – preço entre £12 a £19 (só ida e dependendo do horário)
  • 31 minutos até London Victoria (comboio – Gatwick Express) – preço £20 (só ida e dependendo do horário)
  • 34 minutos até London Bridge (comboio – Thameslink) – preço £11 (só ida e dependendo do horário)

Heathrow Airport: Localizado na zona 6 de Londres, é um dos maiores aeroportos da Europa e conta com 5 terminais, mas ainda assim não deixa de ser fácil de apanhar transporte para o centro também. O metro existe nos terminais 2, 3, 4 e 5 e a linha é directa para Picadilly Circus, mas dá para trocar para outras linhas e chega a todo o lado obviamente.

Nota: Se pretendes usar o metro com o Oyster não precisas de reservar os bilhetes, mas se preferires apanhar o Heathrow Express talvez saia mais barato reservares com alguma antecedência.

Tempo de viagem:

  • 53 minutos até Picadilly Circus (metro) – preço: £3,10 ou £5,10 (2f a 6f entre as 6.30 e as 9.30 da manhã)
  • 15 minutos até Paddington (comboio – Heathrow Express) – preço £22/£25

Luton Airport: Tem comboio directo para St. Pancras International que fica mesmo ao lado da estação de comboios de King’s Cross – para os fãs de Harry Potter é lá que podes ver a famosa plataforma 9 3/4.

Tempo de viagem:

  • 34 minutos até St. Pancras International (comboio) – preço: £15 (só ida e dependendo do horário)

Stansted Airport: Tem comboio directo para Liverpool Street Station, podes comprar os bilhetes aqui – Stansted Express.

Tempo de viagem:

  • 47 minutos até Liverpool Street Station (comboio) – preço: £18 (só ida e dependendo do horário)

London City Airport: Localizado na zona 3, este aeroporto já é praticamente no centro, perfeito para quem vem poucos dias ou para quem vem em trabalho.

Tempo de viagem:

  • 40 minutos até Picadilly Circus (metro) – preço: £2,80 ou £3,30 (2f a 6f entre as 6.30 e as 9.30 da manhã)

 

Como usar a promoção 2 por 1 com o travelcard

Tens de ter um bilhete válido de comboio para poderes aproveitar esta promoção em que 2 pessoas podem visitar uma atração pelo preço de uma! Descobre tudo aqui no site oficial

Atenção esta oferta não é válida com o Oyster Card, tens de comprar um bilhete de comboio (cor-de-laranja) como na imagem.

travelcard-429277_960_720

Nota: Os preços estão actualizados com as tarifas de 2019.

 

Advertisements

2 thoughts on “Guia dos transportes em Londres

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.