Como viajar para o Reino Unido de carro

Como viajar para o Reino Unido de carro

Viajar do Reino Unido para Portugal de carro é uma viagem longa e cansativa mas se ainda assim estás pronto para fazer essa viagem, então fica atento às minhas dicas.

Como entrar no Reino Unido de carro?

O Reino Unido é uma ilha e como tal tens de apanhar um meio de transporte para atravessares o canal da mancha. Aqui tens duas opções:

  1. Ferry – demora 90 minutos a fazer a travessia
  2. Comboio – demora 35 minutos a fazer a travessia

Eu já usei tanto um como o outro e prefiro o comboio porque é bem mais rápido.

No ferry é proibido ficar dentro do veículo mas tens salas, restaurantes e lojas para passar o tempo. O que significa que o teu animal de estimação terá de ficar sozinho dentro do carro durante os 90 minutos da travessia.

O comboio é rápido e ao contrário do ferry, aqui és obrigado a ficar dentro do carro. Poderá ser um pouco claustrofóbico para algumas pessoas visto que vais dentro do carro que por sua vez vai dentro de uma espécie de contentor/carruagem.

Nas duas opções tens de passar o controlo fronteiriço. No primeiro mostras o passaporte ou cartão de cidadão e no segundo mostras a reserva do ferry/comboio.

Outra dica importante – ter a certeza que conseguimos estar no porto (seja ferry ou comboio) à hora certa do bilhete que comprámos. Em caso de dúvida mais vale comprar o bilhete com opção de flexiblidade.

O tempo da viagem depende de que zona partes do Reino Unido e que zona chegas a Portugal. Eu fiz East Midlands -> Lisboa e demorei cerca de 40 horas porque parei para dormir uma vez.

Quanto custa uma viagem de carro de Portugal para o Reino Unido?

Aqui os gastos são um pouco relativos e dependem de vários factores:

  • Onde dormir? Estação de serviço ou hotel?
  • Refeições diárias (pequeno almoço, almoço, jantar)
  • Gasolina/Gasóleo (Barato em Espanha, caro na França)
  • Portagens (Barato em Espanha, caro na França)
  • Ferry/Comboio – o comboio costuma ser mais caro porque é mais rápido mas se reservares com alguns meses de antecedência consegues preços mais simpáticos e a diferença para o ferry não é assim tanta.

Eu gastei cerca de £1000 na viagem (ida e volta).

Como levar o meu animal de estimação para o Reino Unido?

Eu optei por viajar com o meu cão para Portugal de carro em vez de avião por duas razões:

  • O preço: de avião sai ainda mais caro! Pelas pesquisas que fiz, em Inglaterra o cão só pode chegar de avião aterrando no aeroporto de Heathrow em Londres. Este voo só pode ser efectuado por algumas companhias aéreas (British Airways, TAP ou Lufthansa). As companhias aéreas Low-Cost não aceitam animais a bordo. Eu cheguei a pedir o preço à TAP e eles pediam mais de 1000 euros só para o bilhete de ida. Este valor era só para o cão, não incluia a viagem para mim. O meu cão é de porte médio e por isso teria de viajar no porão mas se o cão mais a caixa de transporte não ultrapassar os 10kg, o animal pode viajar a bordo.
  • Conforto do animal: Apesar da viagem de carro ser longa e cansativa, sei que ele vai bem e em boas condições, aliás ele foi quem foi melhor, passou quase a viagem toda a dormir 🙂 hehe!
Oscar
O Oscar a dormir na viagem

Que documentos preciso para o meu cão poder entrar no Reino Unido?

  • Passaporte: sim o cão precisa de ter passaporte para viajar! Eu tirei o passaporte dele em Inglaterra no veterinário e custou-me cerca de £65. O passaporte demorou umas 3 semanas a chegar, por isso trata disso com tempo.
  • Vacina da Raiva
  • Microchip
  • Comprimido a ser administrado por um veterinário em Portugal/Espanha/França e não mais do que 5 dias nem menos do que 48 horas antes da entrada do animal em solo britânico.

Este artigo foi escrito antes do Brexti, por favor consultar a página oficial do governo britânico.

Hotéis que recomendo e que aceitam cães

Estes foram alguns dos hotéis que já utilizei nas viagens de carro entre Portugal e o Reino Unido e que aceitam cães.

 

A pensar visitar Londres?

Queres usar um cartão que não te cobra taxas no estrangeiro? Porque não experimentas o Revolut? É um cartão que suporta várias moedas e deu-me bastante jeito nesta viagem porque carreguei o cartão com Libras e Euros 🙂

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: