A cerca de 1:30h de Lisboa encontramos o Castelo de Almourol, localizado em Vila Nova da Barquinha no distrito de Santarém. Confesso que nunca tinha ouvido falar e só o descobri através de uma publicação no Instagram por isso logo me perguntei, mas como visitar o Castelo de Almourol? Eu que sou fã de castelos e palácios, a ideia de um castelo construido no meio do rio Tejo, deixou-me com muita vontade de visitar.
Como visitar o Castelo de Almourol
Se o Castelo fica localizado numa pequena ilha a 18 metros acima das águas do rio Tejo, significa que precisamos de um barco para lá chegar! Foi aí que descobri a Tritejo, uma empresa que faz essa mesma travessia de barco até ao Castelo. O embarque pode ser feito em 2 sítios diferentes:
- Avenida Cais de Tancos, Tancos – Vila Nova da Barquinha
- Cais do Arripiado, Arripiado – Chamusca
Eu embarquei em Tancos e perto do cais existe uma lona que diz “Serviços Náuticos”, não há que enganar. Fui muito bem recebida pelo Paulo que logo me mostrou o barco movido 100% a energia solar que para além de não poluir as águas do rio Tejo, também era super silencioso. Eu como adoro projetos ecológicos este passeio ganhou pontos na minha consideração!
O passeio (incluindo a visita ao Castelo) tem uma duração total de 1:30h e rapidamente é possível avistar o Castelo de Almourol no horizonte! O tempo no barco passa a correr porque durante o passeio o Paulo vai contando a história do castelo e algumas curiosidades sobre aquela região. Uma delícia para quem gosta de história como eu!

O Castelo de Almourol demonstra uma ocupação contínua desde a pré-história até à idade média. Esta fortificação já existia no tempo de ocupação Muçulmana e era chamada de Al-morolan, que significa “pedra alta”. Quando D. Afonso Henriques conquistou este território, ficou a cargo da Ordem dos Templários a sua reconstrução que acabou sendo concluída em 1171.
O Castelo está muito bem preservado e no interior é possível conhecer melhor a sua história e perceber a importância que um monumento militar como este teve na História de Portugal. Esta fortificação teve especial relevância no período da Reconquista Cristã onde o local se transformou numa zona defensiva que lutavam contra as investidas Muçulmanas. É possível subir os 3 pisos da Torre de Menagem e vislumbrar a vista sobre o Rio Tejo.
No fim da visita e já de regresso ao barco, o Paulo deu ainda mais uma volta para observamos o Castelo de outra perspetiva. Este é o melhor ângulo para fotografar o Castelo de Almourol como pano de fundo. Acabámos a manhã a almoçar no Restaurante de Almourol mesmo ali ao lado do cais de embarque onde servem pratos típicos fantásticos. Estava tudo ótimo!
A Igreja Matriz de Atalaia que fica a menos de 10 km do Castelo de Almourol. Esta Igreja é um dos mais belos monumentos renascentistas em Portugal por isso vale muito a pena a visita.
Faz o download gratuito!
Recebe grátis a checklist das 50 coisas que não podes perder em Portugal.
Não viajes sem seguro de viagem!
Podes ler acerca da minha experiência com a IATI Seguros.
A modalidade IATI Escapadinhas é o seguro perfeito para viajares por Portugal e pela Europa seja de carro, caravana, bicicleta e até com o teu animal de estimação! Já não há desculpa para o deixares em casa 🙂
Leave a Reply