Um dia perguntei aos meus colegas no trabalho em Londres o que havia para visitar no País de Gales, ao que eles respondem: não há muito para ver, só se for o Parque Nacional da Snowdonia. Nunca tinha ouvido falar de tal lugar mas uma pesquisa rápida no Google foi o suficiente para me encher de curiosidade sobre este parque natural onde se encontra a segunda maior montanha do Reino Unido (a primeira fica nas Terras Altas na Escócia).
Não te esqueças que o País de Gales faz parte do Reino Unido, por isso precisas de passaporte para viajar!
Onde ficar hospedado no Parque Nacional da Snowdonia
Uma das melhores vilas para visitar a Snowdonia é Llanberis, nós já não conseguimos alojamento nesta zona porque foi marcado com apenas 2 semanas de antecedência e como viajámos em época de feriado no Reino Unido, a oferta já não era muita. Assim sendo, tivemos que optar por um alojamento numa zona mais afastada (Menai Bridge).
Booking.comTransportes na região da Snowdonia
Como moramos em Inglaterra, levámos o nosso carro mas para quem vem de fora aconselho vivamente a alugar carro para visitar a Snowdonia. O aeroporto mais perto é o de Liverpool. E porque não combinar uns 2 dias na cidade de Liverpool e depois mais 2 dias na Snowdonia? Fica a sugestão 🙂
Agora que o Reino Unido já não pertence à União Europeia, é ainda mais imprescindível fazeres um seguro de viagem.
Não viajes sem seguro de viagem! Neste artigo podes ler a minha experiência com a IATI Seguros e por seres leitor do blog tens 5% de desconto no teu seguro de viagem.
Dinheiro no País de Gales
O País de Gales pertence ao Reino Unido por isso a moeda local é a libra esterlina. Aconselho muito a usares o cartão revolut. Se não conheces, é um cartão recarregável que dá para usar no estrangeiro sem pagar taxas de câmbio ou de levantamento. Carregas o cartão com a tua moeda local e depois convertes para qualquer moeda estrangeira. Ou seja, consegues ter várias moedas diferentes num só cartão. Como não pagas taxas de levantamento nas ATM no estrangeiro, aconselho a levantar algum dinheiro porque pode haver sítios que não aceitem pagamentos em cartão (raro nos dias de hoje).
O que visitar no Parque Nacional da Snowdonia
Decidimos então visitar durante o feriado no final de Agosto (2017) e tivemos imensa sorte com o tempo, já que nas montanhas o tempo pode ser bastante imprevisível. Os meus colegas avisaram-me que às vezes está tanto nevoeiro que não se consegue ver nada para além das nuvens no alto do cume da montanha.
Enquanto conduzíamos de Inglaterra para o País de Gales, as vistas já eram espectaculares, os campos eram muito verdes e havia até umas florzinhas roxas que deixavam tudo ainda mais bonito. Foi curioso ver que tudo se encontrava em duas línguas (inglês e galês): as montras das lojas, os sinais de trânsito, etc. Até quando parámos para almoçar num pub local, o menu estava também nas duas línguas. Parece que os galeses são muito orgulhosos das suas raízes!
Existem vários trilhos que podes fazer para subir a montanha mais alta (Snowdon) do Parque Nacional da Snowdonia, nós escolhemos o Pyg Track. Não era o trilho mais difícil mas certamente não era o mais fácil! Se escolheres este trilho vais encontrar este lago maravilhoso, consegues-me dizer qual é a forma deste lago?
Devo confessar que nenhum de nós tinha experiência em escalar montanhas, foi a nossa primeira vez. A subida foi um pouco exaustiva, havia muita gente e ao mesmo tempo estava bastante calor, o que não ajudou. Demorámos cerca de 3 horas pare chegar ao topo e eu já estava bem cansada a meio do caminho! O trilho parecia que nunca mais acabava e não havia maneira de ver o fim! Mas graças ao apoio moral do meu homem, consegui acabar 🙂
Uma vez chegada ao topo, o sentimento de realização é indescritível, senti-me tão orgulhosa de mim mesma! Aqui podem-me ver a descansar as minhas pernas e os meus pézinhos!
As vistas lá em cima são espectaculares e o comboio a passar dá um certo charme à paisagem. Sim, leram bem, também podemos apanhar o comboio em Llanberis para subir ao topo da montanha, mas os rijos vão a pé! No topo da montanha existe um café com casas de banho e onde podes beber e comer qualquer coisa. Os preços não são muito puxados e é sempre bom para recarregar energias para a volta.
A descida foi bem mais fácil, decidimos ir pelo trilho mais acessível (Llanberis Track – e não tão bonito) e depois apanhámos um táxi para o nosso parque de estacionamento.
Dicas finais para quem quiser subir a montanha Snowdon:
- Leva MUITA água e comida (mesmo)! – o meu homem estava sempre a gozar comigo a dizer que não íamos subir o monte Evereste mas a verdade é que tivemos de racionalizar a água para termos suficiente quando voltássemos para baixo
- Leva um bom par de ténis/botas de montanha
- Leva um casaco corta-vento/waterproof – o melhor é vestires-te por camadas
Dica Bónus
No dia seguinte era hora de voltar para casa mas ainda tínhamos a manhã livre por isso pesquisei por sítios ali perto para visitar. Eu amo cascatas e encontrei as Aber Falls na minha pesquisa. Foram 40 minutos a pé até chegarmos às cascatas mas depois da caminhada de ontem isto foi canja. O pior foram as dores nas pernas do dia anterior, mas não vamos falar sobre isso! A cascata era impressionante, a força da água era incrível, foi sem dúvida a maior cascata que eu alguma vez vi.
AJUDA O BLOG A CRESCER!
Se gostaste deste artigo, partilha com mais amantes de viagens e segue-me nas redes sociais para acompanhares o meu dia-a-dia 🙂
Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde
Leave a Reply