My Small World by Jo

Locais a visitar em Dublin (com mapa)

Foi na Páscoa de 2018 que decidimos visitar Dublin na República da Irlanda por 4 dias. A ideia inicial era explorar mais do que Dublin pois eu queria muito visitar os Cliffs of Moher e foi por essa razão que reservei 4 dias na cidade. Infelizmente a meteorologia não esteve a nosso favor e a probabilidade de chegarmos lá e não vermos nada era alta, por isso decidimos não arriscar e não fomos. Para quem pretende só visitar a cidade, 3 dias é o ideal. Mesmo vindos de Londres apanhámos um frio tão grande em Dublin que eu tive de ir a uma loja de souvenirs comprar umas luvas! O tempo em Dublin consegue ser ainda pior do que em Inglaterra, por isso se preparem! Para evitar a chuva e o frio, o melhor é visitar nos meses de Maio a Agosto e mesmo assim não é garantido o bom tempo em Dublin!

O que visitar em Dublin

Conteúdos do Artigo

  1. Onde ficar hospedado em Dublin
  2. Onde comer e o que comer em Dublin
  3. Transportes em Dublin
  4. Dinheiro em Dublin
  5. Como ir do aeroporto até ao centro de Dublin
  6. O que visitar em Dublin

Onde ficar hospedado em Dublin

Só marquei alojamento 15 dias antes da viagem e sendo altura da Páscoa, não consegui encontrar nenhum hotel em conta no centro da cidade, os que encontrei ou eram caros, ou tinham más reviews. Optei por alugar um quarto no Airbnb em casa de um irlandês super simpático, que curiosamente trabalhava nos escritórios do Airbnb no centro de Dublin. Fomos muito bem recebidos pelo Barry e apesar de termos chegado por volta das 23h, deixou-nos logo à vontade e fez-nos um chá na cozinha enquanto conversávamos. Os Irlandeses têm fama de serem simpáticos e de serem mais amigáveis e mais dados que os seus vizinhos Ingleses e confirma-se 🙂. Se preferires ficar num hotel, acredito que marcando com mais antecedência seja possível encontrar bons preços no Booking.

Onde comer e o que comer em Dublin

Para provar os pratos tradicionais (como o Guinness stew que é um guisado de carne de vaca com puré de batata), nada melhor do que visitar os inúmeros pubs espalhados pela cidade. Foi no pub mais antigo do país que decidi provar esta iguaria, no The Brazen Head que data de 1198! Os preços são um pouco salgados mas o que conta ali é viver a atmosfera de um pub irlandês, com as suas salas escuras e paredes de pedra. Aconselho a irem com antecedência para conseguirem lugar sentado pois o pub é sempre bastante popular! Depois do jantar, ainda ficámos para beber um copo e ouvir música tradicional irlandesa ao vivo. No meu Instagram encontras os stories de Dublin guardados nos destaques, vai até lá e espreita o que foi o meu jantar e como é a atmosfera de um pub irlandês. Outro prato típico que podes provar é o Irish Breakfast, muito semelhante ao já conhecido English Breakfast. Trata-se de um pequeno-almoço bem reforçado que te vai dar energia para caminhares pelas ruas da capital Irlandesa durante todo o dia. Se não és fá de cerveja, experimenta o Irish Coffee, que é um café feito com whisky irlandês e chantilly. Para os amantes de cerveja, há todo um mundo por descobrir! Cerveja Stout, que é uma cerveja escura como a Guinness; Cerveja Lager, que é dourada e de baixa fermentação e ainda a Cerveja Ale, que é uma cerveja de alta fermentação e com maior teor alcoólico que a Lager.

Transportes em Dublin

O nosso alojamento não ficava no centro da cidade por isso diariamente apanhávamos o autocarro para o centro. Se conseguires alojamento na zona central e gostares de caminhar, consegues visitar a maior parte das atrações a pé. O The Dublin Pass é o típico cartão para turistas que combina transportes + entrada em várias atrações, se não te compensar o preço, podes sempre usar o cartão normal para os transportes públicos.

Não viajes sem seguro de viagem! Neste artigo podes ler a minha experiência com a IATI Seguros e por seres leitor do blog tens 5% de desconto no teu seguro de viagem.

Dinheiro em Dublin

A moeda na Irlanda é o Euro mas para evitar taxas de utilização no estrangeiro, eu usei o cartão revolut e funcionou sempre muito bem. Se não conheces, é um cartão carregável que dá para usar no estrangeiro sem pagar taxas de câmbio ou de levantamento. Carregas o cartão com a tua moeda local e depois convertes para qualquer moeda estrangeira. Ou seja, consegues ter várias moedas diferentes num só cartão. Como não pagas taxas de levantamento nas ATM no estrangeiro, aconselho a levantar algum dinheiro porque pode haver sítios onde não aceitem multibanco como forma de pagamento.

Como ir do aeroporto até ao centro de Dublin

Como aterrámos por volta das 22h e não queria chegar muito tarde a casa do nosso anfitrião, decidimos apanhar um táxi no aeroporto até lá, custou-me 25 €. Mas existem outras opções tais como os autocarros.

Autocarros Expresso e por isso mais directos:

  • Aircoach – Faz o trajecto entre o aeroporto e pára em 3 paragens, Drumcondra, O’Connell Street e Grafton Street.
  • Airlink 747/757 – Faz o trajecto directo entre o aeroporto e O’Connell Street.

Autocarros Urbanos e por isso mais lentos – Há 3 autocarros que fazem o trajecto aeroporto > centro da cidade, são o 16, 41 e 102.

O que visitar em Dublin

Neste mapa consegues visualizar todos os locais que visitei em Dublin, podes guardar na tua conta do Google Maps para acederes mais tarde.

The Brazen Head – o Pub mais antigo da Irlanda

The Temple Bar – O conhecido Pub vermelho de Dublin que está em todos os postais da cidade.

Guinness Storehouse – mesmo para quem não é amante de cerveja, vale a pena visitar a casa da Guinness. No meu Instagram encontras os stories de Dublin guardados nos destaques, vai até lá para veres alguns vídeos da minha visita.

Trinity College – A melhor universidade da Irlanda datada de 1592 onde a biblioteca tem cerca de 5 milhões de livros!

Samuel Beckett Bridge – a harpa é o símbolo nacional da Irlanda e esta ponte em forma de harpa é um exemplo da arquitectura moderna da cidade.

Castelo de Dublin – De 1204 até 1922 foi a sede do governo inglês na Irlanda, é por isso um dos edifícios mais importantes na História deste país.

Parque Phoenix – Localizado a 3 km do centro da cidade, é o maior parque público e urbano fechado da Europa. Infelizmente quando o visitei não consegui encontrar os veados que tanto aparecem nas fotos 🙁.

Perde-te nas ruas de Dublin – por momentos pensei que estava em Águeda, Portugal, mas isto é o que acontece quando vagueias pelas ruas de Dublin sem destino certo.

AJUDA O BLOG A CRESCER!

Se gostaste deste artigo, partilha com mais amantes de viagens e segue-me nas redes sociais para acompanhares o meu dia-a-dia e viagens futuras 🙂

Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde: