Mais uma vez fomos passear na altura dos meus anos (fim de Fevereiro) e o destino escolhido foi visitar Copenhaga e Estocolmo! O voo saiu bem cedo de Londres (Heathrow) e aterrou às 09:30h em Copenhaga, o que significou que tivemos o dia inteiro para aproveitar a cidade.

Conteúdos do Artigo – O que visitar em Copenhaga
- Onde ficar hospedado em Copenhaga
- Onde comer e o que comer em Copenhaga
- Transportes em Copenhaga
- Dinheiro em Copenhaga
- Como ir do aeroporto até ao centro de Copenhaga
- O que visitar em Copenhaga
- O que visitar a curta distância de Copenhaga
Onde ficar hospedado em Copenhaga
Ficamos hospedados no Good Morning City Copenhagen Star com pequeno-almoço incluído. O hotel era basico mas servia o propósito, ficava a escassos metros da estação de comboio o que era importante para nos pois era de la que iríamos seguir viagem para Estocolmo.
Booking.comOnde comer e o que comer em Copenhaga
Para uma ocasião especial visitem o U Formel. Se preferem street food, tem o Copenhagen Street Food (estilo Mercado da Ribeira/Time Out em Lisboa) perto de Christiania. Não deixes de experimentar a sandes tradicional dinamarquesa que dá pelo nome de Smørrebrød.
Transportes em Copenhaga
Quando chegámos ao aeroporto, comprámos o passe de 72 horas que funciona da zona 1-4 em todo a linha de transportes da cidade (metro, autocarro, comboio). Nota importante: também inclui a viagem de e para o aeroporto, por isso acho que compensa comprar o passe.
Não viajes sem seguro de viagem! Neste artigo podes ler a minha experiência com a IATI Seguros e por seres leitor do blog tens 5% de desconto no teu seguro de viagem.
Dinheiro em Copenhaga
A moeda na Dinamarca é a Coroa Dinamarquesa (DKK). Aconselho muito a usares o cartão revolut. Se não conheces, é um cartão recarregável que dá para usar no estrangeiro sem pagar taxas de câmbio ou de levantamento. Carregas o cartão com a tua moeda local e depois convertes para qualquer moeda estrangeira. Ou seja, consegues ter várias moedas diferentes num só cartão. Como não pagas taxas de levantamento nas ATM no estrangeiro, aconselho a levantar algum dinheiro porque pode haver sítios que não aceitem pagamentos em cartão (raro nos dias de hoje mas é melhor prevenir).
Como ir do aeroporto até ao centro de Copenhaga
Os comboios partem do Terminal 3 do aeroporto e saem em Copenhagen Central Station (zona 3), a viagem dura em torno de 15 minutos.
Roteiro de 3 dias por Copenhaga
Dia 1
Começámos por visitar a famosa estátua da Pequena Sereia, é o símbolo da cidade e está presente em todos os postais. Instalada em cima de um rochedo, foi esculpida no princípio do século por Edward Eriksen.
Mais a frente encontras Kastellet que é uma fortaleza/cidadela em forma de estrela que data do século XVII. Na cidadela é possível observar a Fonte Gefion de 1908 e ao seu lado encontra-se a bonita e única igreja anglicana na Dinamarca, a Igreja de St. Alban’s.
Se gostas de jardins então não podes perder os jardins botânicos da cidade (Botanisk Have), a entrada é grátis e podes admirar lagos, pontes, jardins e até cheirar fragrâncias. Não percas a experiência da Palm House (horário limitado).
Ørstedsparken – é o parque da cidade, vale a pena atravessá-lo.
Castelo Rosenborg – um castelo lindíssimo que data do século XVII. O interior não tem muito que ver mas os jardins a volta do castelo são impressionantes e são grátis!
Uma das melhores maneiras de ter uma visão geral da cidade é fazer um cruzeiro no canal. Podes ver a Casa da Ópera, a pequena sereia, o parlamento dinamarquês, o museu nacional da Dinamarca e a zona de Christianshavn.
Dia 2
A melhor vista sobre a cidade fica na Torre do Parlamento Dinamarquês (Christiansborg Palace Tower) e é grátis com o Copenhagen Card. Só é possível conhecer o parlamento em visita guiada, ainda que gratuita, ao Domingo.
Holmens kirke – Igreja com arquitectura em estilo holandês renascentista de 1641.
Borsen – O edifício onde acolheu a Bolsa de Copenhaga até 1974, uma das mais antigas da Europa. Reconhecido ao longe pela sua torre em espiral.
Royal Library Garden (Black Diamond) – Este bloco arquitetónico negro fica entre o Palácio de Christiansborg e a Royal Library.
Stroget – A rua pedestre mais longa da Europa tem 1.8km de lojas e restaurantes.
Rundetårn (The Round Tower) – Mais um ponto de observação da cidade onde é possível pisar um piso de vidro a 25 metros de altura. A entrada é grátis com o Copenhagen Card. Nota: perto da torre existe um stand que vende cachorros-quentes orgânicos (DOP) e que são bons para um almoço rápido.
Sankt Petri Kirke – A Igreja de S. Pedro é a mais antiga da cidade datando do século XV.
Vor Frue Kirke – A Catedral da cidade que foi fundada em 1191.
Praça Gammeltorv – A praça velha da cidade com as suas bicicletas.
Rådhus / City Hall – O edifício da Câmara Municipal da cidade foi construído em 1905 e tem uma torre com um relógio com 105 metros de altura. É possível visitar o seu interior e subir à torre, a entrada é grátis com o Copenhagen Card.
Jardins do Tivoli – Fundado em 1843, tornou-se uma atração internacional com a visita de várias celebridades, incluindo Walt Disney e o escritor Hans Christian Andersen.
Dia 3
O dia começou com uma visita a Christiania, “a cidade livre” que se declarou independente da Dinamarca em 1970. Os habitantes de Christiania ainda moram nas habitações construídas por eles. Christiania segue as suas próprias leis e não é possível tirar fotos lá dentro. Não te demores tardiamente nesta zona da cidade. Para lá chegar basta apanhar o autocarro 9A no sentido Tivoli Bernstorffsgadee e sair em Skt. Annae Gade (cerca de 10 minutos a pé). Depois da visita podes almoçar no Copenhagen Street Food.
Vor Frelsers Kirke – Mais uma Igreja interessante para visitar em Copenhaga, a sua torre com 95 metros de altura tem uma escadaria exterior que pode ser visitada (fechada em Janeiro e Fevereiro).
Ópera Nacional – Inaugurada em 2005, esta ópera tem uma arquitectura moderna e fica em frente ao Palácio de Amalienborg. O Palácio de Amalienborg é a residência da Família Real Dinamarquesa.
Nyhavn – O postal de Copenhaga! Nyhavn era um importante porto comercial onde navios de todo o mundo atracavam. A zona atraia marinheiros e prostitutas que se encontravam nos bares. Hoje as casas antigas foram renovadas e os restaurantes chiques dominam o antigo porto.
Frederik’s Church – Esta Igreja faz-me lembrar a Catedral de S.Paulo em Londres, e tal como a outra é possível subir-se à cúpula.
Para acabar o dia não te esqueças de visitar esta Igreja Ortodoxa (Alexander Nevsky Kirke) que mais vai parecer que estás na Rússia.
O que visitar a curta distância de Copenhaga
Se tiveres um ou dois dias extras na cidade, a partir de Copenhaga é possível visitar 2 castelos que valem muito a pena.
Castelo de Frederiksborg – Este Castelo fica no Norte de Copenhaga e a viagem demora cerca de 40 minutos de comboio. Só tens de apanhar o comboio (linha E) no sentido de Hillerød e depois apanhar o autocarro (301, 302 ou 324) e em 5 minutos chegas a este palácio de conto de fadas.
Há outro Castelo que podes visitar, conhecido por ser o Castelo de Hamlet de Shakespeare, e o Castelo de Kronborg.
AJUDA O BLOG A CRESCER!
Se gostaste deste artigo, partilha com mais amantes de viagens e segue-me nas redes sociais para acompanhares o meu dia-a-dia e viagens futuras 🙂
Guarda este artigo no pinterest para leres mais tarde
Leave a Reply