Chegámos a Estocolmo de comboio vindos de Copenhaga, a viagem demorou cerca de 5h o que nos permitiu chegar à capital sueca à hora de almoço. Vem conhecer o que visitar em Estocolmo num roteiro de 3 dias.
Conteúdos do Artigo – O que visitar em Estocolmo
- Onde ficar hospedado em Estocolmo
- Onde comer e o que comer em Estocolmo
- Transportes em Estocolmo
- Dinheiro em Estocolmo
- O que visitar em Estocolmo
Onde ficar hospedado em Estocolmo
Ficámos hospedados no Ibis Styles Stockholm Odenplan com pequeno-almoço incluído. O Hotel era bem central e havia vários sítios para comer ali perto.
Booking.comOnde comer e o que comer em Estocolmo
Estes foram alguns dos sítios onde páramos para comer:
Restaurante Tranan para provar as famosas almôndegas suecas.
Tennstopet – para uns petiscos.
Bakery & Spice – pastelaria com doces e pão sueco, boa opção para quem não tem pequeno-almoço incluído.
Ritorno Konditori – café típico sueco ainda com decoração dos anos 50, aproveita para beber um café e comer um bolo ao estilo fica sueco, uma espécie de “chá das cinco” britânico.
Transportes em Estocolmo
Podes comprar o Stockholm Card que te dá direito a utilizar os transportes públicos, bem como acesso a diversas atrações turísticas. As estações de metro em Estocolmo são por si só já uma atração turística, são mesmo lindas! Não deixes de visitar!
Não viajes sem seguro de viagem! Neste artigo podes ler a minha experiência com a IATI Seguros e por seres leitor do blog tens 5% de desconto no teu seguro de viagem.
Dinheiro em Estocolmo
A moeda na Suécia é a Coroa Sueca (SEK). Aconselho muito a usares o cartão revolut. Se não conheces, é um cartão recarregável que dá para usar no estrangeiro sem pagar taxas de câmbio ou de levantamento. Carregas o cartão com a tua moeda local e depois convertes para qualquer moeda estrangeira. Ou seja, consegues ter várias moedas diferentes num só cartão. Como não pagas taxas de levantamento nas ATM no estrangeiro, aconselho a levantar algum dinheiro porque pode haver sítios que não aceitem pagamentos em cartão (raro nos dias de hoje mas é melhor prevenir).
Roteiro de 3 dias por Estocolmo
Dia 1
Fomos até ao miradouro da cidade (Katarinabergets Skyddsrum), daqui conseguimos ver a cidade inteira: as ilhas, as torres, Gamla Stan, etc. A entrada é grátis e está aberto das 10h às 18h. Nota: Sair na saída “Götgatan“ da estação de metro “Slussen”.
Do miradouro seguimos a pé até Gamla Stan, a cidade velha, é uma das maiores e mais bem preservadas cidades medievais da Europa e a maior atração de Estocolmo. Foi aqui que a cidade foi fundada em 1252, a antiga e verdadeira Estocolmo. Aconselho a perderes-te nestas ruas estreitas com fachadas coloridas e com as mais diversas lojas, restaurantes e cafés que criam uma atmosfera única.
A rua mais estreita em Estocolmo chama-se Mårten Trotzigs Gränd e fica em Gamla Stan.
Ainda em Gamla Stan podes visitar a Igreja Alemã de Estocolmo também chamada de Saint Gertrude, é fácil de encontrar, procura por um telhado verde bicudo.
A praça mais antiga de Estocolmo, Stortorget, é aqui que podes encontrar aqueles edifícios coloridos que parecem saídos de um conto de fadas.

Dia 2
Catedral de Estocolmo (Storkyrkan) – Construída há mais de 700 anos, a catedral de Estocolmo passou por muitas reformas que lhe deram a aparência atual e a fachada em estilo barroco italiano. É lá que os reis e rainhas da Suécia se casam e são coroados.
Palácio Real de Estocolmo (Kungliga Slottet) – Um dos maiores Palácios do mundo. É a residência oficial do rei da Suécia. Foi construído para substituir um castelo medieval que existia no mesmo lugar e que foi destruído por um incêndio em 1697. O palácio contém mais de 600 quartos, todos decorados nos estilos Barroco e Rococó e é possível também visitar os aposentos da família real e o Tesouro, que abriga as jóias reais. A troca da guarda acontece na frente do palácio às quartas, sábados e domingos.
Outros edifícios/museus que vale a pena visitar em Estocolmo (nem que seja por fora):
- Museu Medieval de Estocolmo
- Museu do prémio Nobel
- Museu dos Abba
- Parlamento da Suécia (Kammarkansliet)
- Stenbock Palace
- Igreja Riddarholmen (Riddarholmskyrkan)
- Birger Jarls Torn – uma torre defensiva junto a Igreja Riddarholmen
- Svea hovrätt – Edifício judicial
Dia 3
O edifício da câmara municipal (Stadshuset) de Estocolmo foi inaugurado em 1923 e é um dos mais famosos da cidade. Atenta no pormenor da torre que tem mais de cem metros de altura e é adornada pelas três coroas do brasão da família real sueca. Se quiseres visitar o interior podes fazê-lo mas apenas é permitido visitar com guia. Curiosidade: É aqui que são entregues anualmente os prémios Nobel. Nota: Reparem na foto abaixo como o lago estava completamente congelado!
Museu Vasa – Neste museu podes encontrar o navio de guerra “Vasa” que afundou na sua viagem inaugural em 1628 e foi recuperado em 1961 quando o retiraram do fundo do mar.

Se gostas de arte moderna vais adorar o museu Moderna Museet onde podes encontrar peças produzidas a partir do século XX por artistas como Chirico, Salvador Dalí, Picasso, Andy Warhol entre outros.
O jardim mais antigo da capital é o Kungstradgarden, no verão podes encontrar os suecos a apanhar sol ou a fazer um picnic enquanto que no inverno gostam de patinar no gelo.
Igreja de St. Jacobs (Sankt Jacobs kyrka) – muito peculiar pela sua cor vermelha.

A maior Sinagoga da Suécia fica em Estocolmo, com a sua arquitectura oriental, merece uma visita.
O teleférico SkyView fica a 85 metros de altura e as suas gôndolas de vidro prometem umas vistas deslumbrantes de Estocolmo.
O Palácio de Drottningholm é a atual residência da família real sueca e percebe-se por quê! Este palácio é muito mais bonito do que o Palácio Real no centro de Estocolmo.

Espero que tenhas gostado de ler as minhas dicas sobre o que visitar em Estocolmo.
Até à próxima,
Joana
Guarda este artigo para leres mais tarde
AJUDA O BLOG A CRESCER!
Se gostaste deste artigo, partilha com mais amantes de viagens e segue-me nas redes sociais para acompanhares o meu dia-a-dia e viagens futuras 🙂
Leave a Reply