Foi em Setembro de 2020 que sem grandes planos e expectativas, decidimos passar um fim de semana no Redondo. Acabámos surpreendidos não só pela simpatia dos locais bem como pela gastronomia da região. Já para não falar nas ruas tipicamente alentejanas com casas de olaria e artesanato. Aproveitámos o facto de estarmos no Alentejo para visitarmos uma adega vinícola e a escolhida foi a Herdade do Freixo! Continua a ler para saberes o que visitar no Redondo, Alentejo.
O que não podes perder no Redondo
Onde ficar hospedado no Redondo
Ficámos hospedados num alojamento local com pequeno-almoço incluído mesmo no centro da vila, a 6 minutos a pé do Castelo. O estúdio era bastante acolhedor e muito bem decorado e na manhã seguinte foi possível tomar o pequeno-almoço no alpendre da casa.
Onde e o que comer no Redondo
O Alentejo é conhecido pelos seus excelentes vinhos e alguns produtores integram a Rota dos Vinhos do Alentejo e concedem visitas às adegas e promovem provas de degustação, como a Herdade do Freixo. Além do vinho, a região também oferece azeite, mel, enchidos, queijos e o famoso pão alentejano. Fui ao restaurante Celeiro do Pinto e fui muito bem atendida, tudo estava saboroso, comi secretos de porco preto e como sobremesa uma sericaia.
O que visitar no Redondo
Igreja de São Pedro – vale a pena subir à escadaria desta ermida do século XVI e apreciar a vista panorâmica sobre a vila.
Castelo – Foi em 1318 que a vila de Redondo terá começado a construção do castelo e da muralha. Este Castelo mantém ainda a Torre de Menagem e é constituído por duas portas, a do Postigo e da Ravessa – lembram-se do vinho Porta da Ravessa? É daqui que vem o nome 🙂 O interior do Castelo é atravessado por uma rua onde é possível observar as suas casas antigas, algumas com chaminés de ressalto.
Igreja da Misericórdia – Esta Igreja situa-se no interior do Castelo e foi construída no século XVI. Vale a pena visitar o interior e vislumbrar a abóbada da capela com pinturas e azulejos barrocos nas paredes.
Igreja e Convento de Santo António – Localizada depois da Porta da Ravessa, a fachada desta Igreja não passa despercebida com os seus elementos decorativos pintados a azul. No seu interior é possível encontrar painéis de azulejos com cenas da vila.
Museu do Barro – Localizado atrás do Convento de Santo António, este museu conta a história da Olaria de Redondo e dos seus oleiros. Aqui é possível conhecer todas as fases do processo, desde a recolha do barro à execução das peças.
Museu do Vinho – Museu dedicado ao vinho como o nome indica e onde é possível aprender o processo desde a plantação das uvas ao seu engarrafamento.
Enoteca – Localizada à entrada da rua do Castelo, aqui é possível apreciar os melhores vinhos do Alentejo acompanhados de queijo e enchidos.
Casas de Olaria e de Artesanato – Existem vários espaços onde é possível comprar peças pintadas à mão com motivos florais e cenas da vida rural. Também é possível encontrar mobiliário de madeira pintado à mão, bem como trabalhos feitos em cortiça e em lata.
Ruas floridas nas festas de Agosto – É um evento que decorre a cada 2 anos entre o final de Julho e início de Agosto onde a vila se enche de cor. As ruas são enfeitadas com papel de todas as cores que dá forma a flores, figuras, objetos, animais de acordo com o tema escolhido para esse ano.
Não viajes sem seguro de viagem! Neste artigo podes ler a minha experiência com a IATI Seguros e por seres leitor do blog tens 5% de desconto no teu seguro de viagem.
A modalidade IATI Escapadinhas é o seguro perfeito para viajares por Portugal e pela Europa seja de caravana, bicicleta e até com o teu animal de estimação!
A visita à Herdade do Freixo
Foi a primeira vez que visitámos uma adega e sendo apreciadores de vinho e estando no Alentejo, não podíamos deixar passar esta oportunidade. A adega escolhida foi a da Herdade do Freixo que conta com uma arquitetura fora do comum visto que foi tudo projetado e construido desde raiz pelo arquiteto Frederico Valssasina. Não é de estranhar portanto que tenha ganho o prémio de “Edifício do ano 2018” e ainda o prémio de Melhor Enoturismo do Alentejo em 2019. Ainda tens dúvidas sobre o que visitar no Redondo?
Quando entramos no portão da herdade somos surpreendidos por 300 hectares de terreno, sendo 26 hectares de vinha. Uma paisagem deslumbrante que não deixa ninguém indiferente. Chegados ao edifício fomos muito bem recebidos pela Joana, que demonstrava ter um conhecimento enorme sobre enologia e respondia sempre pacientemente às nossas perguntas. A adega da Herdade do Freixo é subterrânea e conta com um total de 3 pisos abaixo da vinha. O edifício tem 2000m2 e pode ser visitado de segunda-feira a sábado às 11 horas e às 15 horas. A visita ao interior da adega e com prova de vinhos no final, tem a duração de cerca de 2 horas.
Durante a visita ficamos a conhecer todo o processo da produção de vinho, desde a colheita e fermentação das uvas até ao seu engarrafamento. No final tivemos direito a uma prova de vinho acompanhado por pão, queijo e chouriço.
Não querendo estragar a surpresa da visita mas não podia deixar de partilhar com vocês esta pedra gigante que fica numa das salas da adega. Quando o edifício foi construido, não se esperava encontrar uma pedra deste tamanho abaixo do solo mas como não foi possível destruí-la, já diz o ditado, se não podes vencê-los, junta-te a eles! A pedra ficou e faz agora parte da decoração da sala 🙂
Para veres mais fotos e vídeos da minha visita à Adega da Herdade do Freixo, podes espreitar os destaques que estão no meu Instagram. Se tiveres mais dicas sobre o que visitar no Redondo, entra em contacto comigo, adoraria saber!
AJUDA O BLOG A CRESCER!
Se gostaste deste artigo, partilha com mais amantes de viagens e segue-me nas redes sociais para acompanhares o meu dia-a-dia e viagens futuras 🙂
Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde:
Leave a Reply