Depois de visitarmos o Porto seguimos em direção ao Douro Vinhateiro. Há muito tempo que queríamos visitar esta região e o Outono é uma altura excelente para isso. Visitámos na terceira semana de Outubro e as temperaturas estavam mesmo perfeitas para passear. É mesmo imprescindível alugares carro para visitares a região do Douro Vinhateiro, sem esquecer o teu seguro de viagem.
Não viajes sem seguro de viagem! Neste artigo podes ler a minha experiência com a IATI Seguros e por seres leitor do blog tens 5% de desconto no teu seguro de viagem.
A modalidade IATI Escapadinhas é o seguro perfeito para viajares por Portugal e pela Europa seja de caravana, bicicleta e até com o teu animal de estimação!
A primeira paragem foi em Peso da Régua mas como chegámos à hora de jantar, fomos logo ao restaurante Vista do Douro jantar. Comemos muito bem, é um restaurante familiar e as pessoas são muito simpáticas – fica aqui como recomendação para lá irem 🙂
Onde ficar hospedado no Douro Vinhateiro
Ficámos hospedados na Casa do Salgueiral que fica a uns 5 minutos de carro do centro do Peso da Régua. O alojamento é gerido por um casal muito simpático e ficámos numa suite com casa de banho privada e com direito a pequeno-almoço. Estávamos a viajar com o nosso bebé que tinha 7 meses na altura e eles providenciaram logo uma banheira para ele tomar banho e no pequeno-almoço foram super prestáveis e lavavam o biberão da manhã. Lá fora existe uma piscina exterior mas infelizmente não tivemos tempo para usufruir. Recomendo este lugar para famílias e casais 🙂
Dia 1 no Douro Vinhateiro
Começámos o dia de manhã bem cedo e a primeira paragem foi a ponte (agora) pedonal da cidade da Régua. Esta ponte faz parte do típico cartão de visita da cidade e por isso não podíamos deixar passar.
Do Peso da Régua seguimos directos para o Pinhão. A estrada que liga um sítio ao outro é das mais bonitas do mundo de se conduzir. Os canteiros com as vinhas em cores de Outono fazem uma paisagem linda.


Pinhão é uma pequena vila com cerca de 648 habitantes (censos 2011) e talvez por isso a oferta em termos de restauração não fosse muita. Acabámos por almoçar num restaurante perto das margens do rio mas não ficou na minha lista de recomendados…
Depois de almoçar, fomos visitar a estação de comboios do Pinhão que com os seus azulejos azuis merece certamente uma visita.


O dia estava espectacular e decidimos aproveitar para conhecer os miradouros ali perto. O primeiro foi o Miradouro de Casal de Loivos, de onde se pode visualizar toda a vila de Pinhão.

O Miradouro do Ujo fica mesmo junto à estrada mas nem por isso é menos bonito. Encontrámos um irlandês que meteu logo conversa connosco num português meio partido. Nunca morou em Portugal mas adora o nosso país, daí ter aprendido um pouco da língua. Natural de Cork, diz que Lisboa é o sítio mais bonito fora da Irlanda. Já visitou praticamente Portugal Continental inteiro, faltando apenas as nossas lindas ilhas.
Miradouro Olhos do Tua – Visitámos este Miradouro já mesmo ao final do dia, daí o céu estar com estas cores lindas 😍
O carro passava pelo meio das casas por ruas estreitas e não avistávamos vivalma nem o miradouro… será que é por aqui?? Um homem que pintava a fachada da sua casa parecia nos ter lido o pensamento: Andam à procura do Miradouro? É por aqui, podem continuar em frente!
Mais uma vez, não se viu ninguém, parecíamos ser os únicos a visitar esta paisagem…
Depois de um dia em cheio fomos jantar ao Restaurante Tio Manel, o espaço é pequeno mas muito acolhedor, os funcionários são muito simpáticos e a comida é deliciosa. Sugiro o cheesecake caseiro de maracujá!
E que tal uma escapadinha mais a sul pelo Algarve?
Dia 2
O dia não estava tão bonito como o anterior, não estava frio mas estava nublado e ameaçava chover. Ainda assim conduzimos até ao Miradouro de São Leonardo da Galafura, um dos mais conhecidos! Não sei se foi por causa do tempo, mas este Miradouro não me surpreendeu tanto quanto os outros. Gostei da capela, muito antiga e ali construída no meio do nada… dá um certo mistério ao local.


Começou a chover e a procura por mais Miradouros ficou fora de questão pois não íamos ver muito para além de um palmo à frente dos olhos. Decidimos então visitar Lamego, cidade onde nunca tínhamos estado. Almoçámos por lá e depois de vaguear um pouco pelas ruas da cidade, rumámos ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. O Santuário é qualquer coisa de extraordinário! Confesso que fiz batota e não subi os degraus todos! Estávamos com o nosso pequenino H no marsupial e subir aquela escadaria toda tinha sido uma boa sessão de cardio! Em vez disso, estacionámos no cimo do Santuário e descemos até metade.
Estava quase na hora de regressar a Lisboa mas depois de uns dias tão cansativos em viagens de carro, optámos por passar uma noite no hotel Longroiva Hotel Rural e Termal Spa para relaxar. Jantámos no restaurante do hotel e estava tudo 5 estrelas, muito bom! A cama era muito confortável e até o pequeno H dormiu a noite toda. No dia seguinte aproveitámos bem a piscina aquecida no exterior antes de regressarmos a casa.
Conta-me nos comentários qual foi o teu Miradouro preferido no Douro Vinhateiro. Achas que me esqueci de visitar algum? Estou sempre disponível para conversar sobre viagens, envia-me um email 🙂
AJUDA O BLOG A CRESCER!
Se gostaste deste artigo, partilha com mais amantes de viagens e segue-me nas redes sociais para acompanhares o meu dia-a-dia e viagens futuras 🙂
Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde:
Leave a Reply