Sardenha

O que visitar na Sardenha em 5 dias

Tive alguma dificuldade em encontrar informações sobre esta ilha em português, por isso aqui vai um artigo sobre o que visitar na Sardenha em 5 dias. Espero que gostem!

A Sardenha é uma ilha no Mediterrâneo que faz parte da Itália. A ilha tem 3 aeroportos, por aí se vê que é uma ilha grande, são eles: Olbia, Alghero e Cagliari. Voei para o aeroporto de Olbia com partida de Manchester em Setembro de 2019 e tive 5 dias para aproveitar esta ilha maravilhosa! Se quiseres ver a ilha toda aconselho a ires 2 semanas.

Sardenha Pinterest


Onde ficar hospedado na Sardenha

Como voei para Olbia e só tinha 5 dias, decidi ficar hospedada ali perto, na chamada Costa Esmeralda. Não é fácil encontrar alojamento na Sardenha, existem poucos hotéis e os de preço médio/baixo esgotam num instante. Aconselho vivamente a marcar com antecedência!

Se procuras umas férias num resort com Tudo Incluído então a Sardenha não é para ti!

A ideia com que fiquei foi que a ilha se tem esforçado para se manter o mais natural possível sem grandes resorts. Dito isto, existem mais alojamentos locais do que hotéis e foi num alojamento local que escolhi ficar. Por duas razões:

   1. Ao ficar num alojamento local estás a ajudar a economia local

   2. Contacto com os locais, que são quem mais e melhor conhece a ilha

Fiquei hospedada em San Teodoro, uma simpática vila com bons restaurantes para jantar depois de um dia de praia. Se quiseres marcar o mesmo alojamento local que eu fiquei, podes usar o booking. A Laura é uma simpatia e o pequeno-almoço é muito bom, já para não falar nos bolos que ela faz em casa!

Outras zonas perto de Olbia onde te podes hospedar: Porto Cervo, Porto Rotondo, Golfo Aranci.

Se ainda não experimentaste o Airbnb tenho um desconto para a tua primeira reserva.


Onde comer e o que comer na Sardenha

Ao contrário do que eu pensava, come-se mais carne que peixe na Sardenha. Mas como estamos em Itália, em qualquer esquina encontras um restaurante com pizzas e massas para comer. Existe um pão fininho típico da Sardenha que vem sempre para a mesa como entrada em todos os restaurantes, chama-se Carasau. Acabei por comprar mais numa lojinha local para trazer para casa!


Transportes na Sardenha

Esqueçam os transportes públicos. Alugar carro é obrigatório para visitar a Sardenha! O melhor é alugar logo o carro no aeroporto, eu aluguei com a empresa Alamo e correu tudo muito bem (aconselho a fazer o seguro contra tudo e todos!!! os italianos tem fama de malucos a conduzir). Atenção que os parques de estacionamento são quase todos pagos (inclusive os das praias).


Dinheiro na Sardenha

Sardenha fazendo parte da Itália, usa o Euro como moeda local. Aconselho a levar o cartão revolut para não pagar taxas de utilização no estrangeiro e algum dinheiro caso haja algum estabelecimento que não aceite cartão multibanco.


O que visitar na Sardenha – Costa Esmeralda

A Norte de Olbia:

Praias mais conhecidas:

  • Praia Capriccioli
  • Cala Moresca

Porto Cervo – é a vila luxuosa da Costa Esmeralda onde chegam diariamente os iates dos milionários e onde estão os hotéis de luxo. No centro só encontras marcas de luxo e iates atracados na Marina. Eu estive lá uma manhã e não me fascinou. Tudo muito bonito, arranjado e limpo mas aquilo não é a verdadeira Sardenha.

Arzachena – Quando estava a voltar de Porto Cervo para San Teodoro, parei nesta pequena localidade no interior da ilha. As casinhas pareciam-se com as nossas casas no Alentejo. Éramos os únicos turistas. Andávamos a deambular por aquelas ruas e a apreciar as casinhas quando encontro estas escadas coloridas que vão dar a uma igreja. Nunca tinha visto umas escadas assim!

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Joana Travel (@mysmallworldbyjo) a

 

Zona de San Teodoro:

San Teodoro – tem um centro muito simpático para passear à noite com bons restaurantes e lojinhas com productos locais.

Praias mais conhecidas:

  • Spiaggia di Porto Taverna
  • Spiaggia delle Vacche
  • Spiaggia La Cinta
  • Cala Brandinchi – uma das minhas praias preferidas
  • Lu Impostu – mesmo ao lado da Cala Brandinchi, partilham o mesmo estacionamento
  • Spiaggia Isuledda – outra praia maravilhosa recomendada pela nossa host Laura


A Sul de Olbia e de San Tedoro:

Cala Luna no Golfo de Orosei –  quase que ficou por visitar! E era um sítio que eu fazia mesmo questão de ver. Mas confesso que não fiz grande pesquisa nem preparei nenhum roteiro para a Sardenha, marquei só os locais que queria ver no Google Maps e pronto. Erro!!!!

Arrancámos de manhã cedo e pelo Google Maps dizia que demorávamos cerca de 3h de carro desde San Teodoro. Tudo Ok. Já de carro, percorremos quilómetros e quilómetros de estrada no meio das montanhas até nos levar para um caminho de terra batida onde não passava ninguém! Não se via pessoas, não se via carros, nada! O H diz-me: não pode ser por aqui, vamos voltar para trás. E eu insistia: É por aqui sim, o Google Maps diz que é! A estrada era péssima e os únicos que por ali andavam éramos nós, uns javalis, uns burros e se não fossem umas vacas paradas no meio do caminho que não nos deixaram passar, não sei até onde tínhamos ido parar. Lá concordei e disse: ok…se calhar não é mesmo por aqui, vamos voltar para trás. Mais uns 40 minutos naquela estrada terrível e com a pouca rede que tinha lá pesquisei no telemóvel como raio se chegava a esta praia Cala Luna.
Até que li que só é acessível por barco e não era ali no meio da montanha e em caminhos de terra que íamos lá chegar.

Resultado: toca a andar 45km para trás até chegarmos ao Porto de Cala Gonone onde aí sim, podíamos apanhar o barco. Felizmente ainda chegámos a tempo de visitar esta maravilha e ao menos deu para conhecer o interior da ilha que de outra maneira não tinha acontecido. Há que ver o lado positivo da coisa 😛

Por isso não digam que não sou vossa amiga. Agora já sabes, para visitar Cala Luna tens de ir até Porto de Cala Gonone, aqui encontras vários estabelecimentos que vendem as viagens de barco ate Cala Luna e não só, também podes fazer a viagem pelo Golfo de Orosei que dura quase o dia todo e visitar outras praias/grutas.

P.S – pelo que percebi pelo Google Maps, se tivesse continuado por aquela estrada de terra tinha ido parar por cima da praia.

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Joana Travel (@mysmallworldbyjo) a

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Joana Travel (@mysmallworldbyjo) a

 

Coisas que ficaram por fazer:

  • Visitar o Arquipélago La Maddalena
  • Visitar a zona de Alghero como Castelsardo, Bosa e La Pelosa
  • Visitar a capital Cagliari e as praias da zona de Villasimius

Não viajes sem seguro de viagem! Compra o teu seguro na IATI com 5% de desconto.

Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde:

Sardenha Pinterest

Este artigo pode conter links de afiliados.