Viena fez parte de uma viagem por 3 capitais Europeias: Budapeste, Bratislava e finalmente Viena. Apanhei o comboio na estação Bratislava hlavná stanica para Wien HBF e a viagem de 1 hora custou-me cerca de 15 euros.
Viena combina também com Praga.
Dia 1 – Os Palácios de Schönbrunn e Belvedere
Dia 2 – O Palácio Hofburg e a catedral Stephansdom
Dia 3 – A roda gigante em Viena, o parque de diversões e o mercado Naschmarkt
Onde ficar hospedado em Viena
Mais uma vez marquei o alojamento pelo Airbnb e fiquei na zona de Leopoldstadt. O estúdio ficava perto da estação de metro “Nestroyplatz” e era super central, com restaurantes e supermercados perto. Se preferires ficar em hotel podes sempre marcar pelo Booking.
Se ainda não experimentaste o Airbnb tens aqui um link com desconto para a tua primeira reserva.
Perto do estúdio havia um café que servia o chamado “pequeno-almoço vienense” – tem ou não tem bom aspecto?
Transportes em Viena
Comprei o passe para 3 dias e andei sempre de metro, embora andasse muito a pé, penso que compensou. Os transportes funcionam bem e não te esqueças de validar sempre o teu bilhete porque eles não têm cancelas nas estações.
Dinheiro em Viena
Usei o cartão revolut e funcionou sempre muito bem. Se não conheces, é um cartão recarregável que dá para usar no estrangeiro sem pagar taxas de câmbio ou de levantamento. Carregas o cartão com a tua moeda local e depois convertes para qualquer moeda estrangeira. Ou seja, consegues ter várias moedas diferentes num só cartão. Como não pagas taxas de levantamento nas ATM no estrangeiro, aconselho a levantar algum dinheiro porque há sítios que podem não aceitar multibanco como forma de pagamento.
Dia 1
Palácio de Schönbrunn – Os jardins são grátis mas eu visitei também o interior do palácio (é a residência de verão da família Habsburg) e realmente vale muito a pena. Dá para passar facilmente meio dia aqui (interior do palácio + jardins). Um dos palácios e jardins mais bonitos que já vi!
- Paragem de metro mais próxima: Schönbrunn (Linha U4)
- Preço: €13,30 euros (adulto). Recomendo a comprar os bilhetes online para evitar filas na bilheteira, na hora de comprar os bilhetes é necessário reservar um dia e uma hora para a visita.

Palácio de Belvedere – Outro palácio lindíssimo! Desta vez não visitei o interior mas os jardins mais uma vez são grátis. Tem uma fonte de água enorme mesmo em frente ao palácio que dá para tirar umas fotos bem bonitas.
- Paragem de metro mais próxima: Hauptbahnhof (Linha U1)

Depois de ficar maravilhada com estes 2 palácios comecei a ficar com fome então decidi ir ao café Schwarzenberg provar um dos pratos mais famosos, o “Wiener Schnitzel“. É um bife panado bem fininho que pode ser de vitela ou de porco, muito saboroso!
Stadtpark – Este é o maior parque da cidade e tem a famosa estatueta do Johann Strauss. Se o tempo estiver bom porque não aproveitar para relaxar no parque ou então fazer um picnic?
- Paragem de metro mais próxima: Stadtpark (Linha U4)
Karlskirche – É uma igreja barroca do ano de 1737 e situa-se na parte sul da praça Karlsplatz. O exterior da estação de metro é bem bonito, não deixes de visitar.
- Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4).

Hochstrahlbrunnen – uma grande fonte de água que forma um arco-íris nos dias de sol.
- Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4).
Ópera de Viena – Uma das casas de ópera mais conhecidas mundialmente. Fica no início ou no fim (depende de onde estás) da Kärntner Straße.
- Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4). Segue a saída “Oper”.

Depois de tanto andar, parei no Hotel Sacher para experimentar a famosa torta de chocolate “Sachertorte”. Tudo é feito de chocolate, a massa, o recheio e a cobertura mas apesar disso não é muito doce. Custou-me 5,30 euros. Eu não sou grande fã de chocolate por isso não é o meu bolo preferido mas para os amantes de chocolate a história pode ser outra. Já alguém experimentou esta torta/bolo? O que acharam?
O Hotel Sacher fica mesmo por trás da casa da ópera na Kärntner Straße.

E o meu dia acabou aqui, numa das ruas mais famosas e luxuosas de Viena (Kärntner Straße) onde podemos encontrar marcas de luxo como a Rolex, Louis Vuitton, Chanel, etc.
- Horário: 9:30h to 20h
- Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4) ou Stephansplatz (Linhas U1, U3).
Dia 2
Palácio Hofburg – Mais um palácio em Viena, desta vez este é a residência de inverno da família Habsburg. Não visitei o interior por isso não posso comentar nesse aspecto mas pelo exterior prefiro o palácio Schönbrunn, mas se tiveres tempo e gostares de palácios como eu, não percas este também.
- Paragem de metro mais próxima: Herrengasse (Linha U3)
- Preço: 12,90 euros (com áudio guia incluído)
Palácio Hofburg
Museu de Kunsthistorisches e Naturhistorisches (Museu de História de Arte e Museu de História Natural) – Estes dois museus formam duas estruturas exactamente iguais. Se comprares um bilhete para um museu a entrada é válida também para o outro.
- Estes museus ficam no sentido oposto à entrada princial do Palácio de Hofburg
- Preço: 15 euros
Parlamento (Österreich) e município (Rathaus) – O parlamento tem visitas guiadas em inglês ao interior. O município foi construído em estilo gótico e é possível visitar a torre de 97 metros de altura, se não te importares de subir 331 degraus!!
- Paragem de metro mais próxima: Rathaus (Linha U2)

Volksgarten – Um dos parques mais bonitos do mundo fica mesmo em frente ao Parlamento e ao Rathaus. Vale a pena visitar principalmente na altura da Primavera para ver as flores ou no Outono para ver a conjugação de cores de amarelo, laranja e castanho.
- Paragem de metro mais próxima: Herrengasse (Linha U3)
Votivkirche – É uma igreja construída no estilo neogótico e se estiveres de frente para o Rathaus vai pela direita e em poucos minutos começas a avistar a igreja.
Museu Albertina – Eu não entrei no museu mas achei as escadas um máximo!
- Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2 or U4) ou Stephansplatz (Linhas U1 or U3)
- Preço: 12,90 euros
Augustinerkirche – Mesmo ao lado do museu Albertina, encontra-se uma igreja de estilo barroco do século XIV.
Burggarten – Outro parque fantástico que se encontra na parte de trás do museu Albertina. Não te esqueças de visitar a Estufa.
Stephansdom – Situada na praça Stephansplatz, esta catedral gótica tem um telhado muito interessante. As catacumbas podem ser visitadas por 5,50 euros e a torre por 4,50 euros. Infelizmente quando fui a catedral estava fechada para obras mas é suposto ter uma vista espectacular a partir da torre.
- Paragem de metro mais próxima: Stephansplatz (Linhas U1 ou U3)
Museumsquartier – Composto pelo museu Mumok e o museu Leopold.
- Paragem de metro mais próxima: Museumsquartier (Linha U2)
Mariahilferstraße – Rua das lojas que começa na Westbahnhof (Linhas U3 ou U6) e acaba no Museumsquartier (Linha U2).
Dia 3
O meu último dia em Viena e o último dia desta viagem por 3 capitais europeias – para combater aquele sentimento de tristeza de fim de viagem decidi começar o dia num parque de diversões, o Prater, onde se encontra a famosa roda gigante de Viena. Claro que tive de andar na montanha-russa e depois disso comer um algodão-doce só para subir os níveis de açúcar no sangue.
- Paragem de metro mais próxima: Praterstern Bf (Linhas U1 or U2)
Mercado Hoher – A praça mais velha da cidade onde antigamente havia um mercado medieval e onde hoje em dia ainda são visíveis algumas ruínas romanas do século II e III. Aproveita e espreita o famoso relógio Anker-Uhr no norte da praça.
- Paragem de metro mais próxima: Schwedenplatz (Linha U1)
Naschmarkt – Adoro mercados e este não foi excepção, tem imensos restaurantes e os preços não são nada exagerados (para Viena claro!).
- Paragem de metro mais próxima: Kettenbrückengasse or Karlsplatz (Linhas U1, U2 or U4)
Hundertwasserhaus – É um edifício residêncial bem giro e diferente e é aqui que podes encontrar os souvenirs ao melhor preço.
- Paragem de metro mais próxima: Landstraße-Wien Mitte (Linhas U3 or U4 lines). São uns 10 minutos a pé.
Uma amostra de todos os bolos que comi em Viena, nota-se muito que sou gulosa?
Não viajes sem seguro de viagem! Compra o teu seguro na IATI.
Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde:
Este artigo pode conter links de afiliados.
Leave a Reply