Viena em 3 dias: Roteiro e dicas de viagem

Schönbrunn Palace

Viena fez parte de uma viagem por 3 capitais Europeias: BudapesteBratislava e finalmente Viena. Apanhei o comboio na estação Bratislava hlavná stanica para Wien HBF e a viagem de 1 hora custou-me cerca de 15 euros.

Viena em 3 dias - Roteiro e dicas de viagem

Dia 1 – Os Palácios de Schönbrunn e Belvedere

Dia 2 – O Palácio Hofburg e a catedral Stephansdom

Dia 3 – A roda gigante em Viena, o parque de diversões e o mercado Naschmarkt

Onde ficar hospedado em Viena

Mais uma vez marquei o alojamento pelo Airbnb e fiquei na zona de Leopoldstadt. O estúdio ficava perto da estação de metro “Nestroyplatz” e era super central, com restaurantes e supermercados perto. Se preferires ficar em hotel podes sempre marcar pelo booking.

Perto do estúdio havia um café que servia o chamado “pequeno almoço vienense” – tem ou não tem bom aspecto?

View this post on Instagram

#nofilter #Vienna #Austria #VienneseBreakfast

A post shared by My Small World by Jo (@mysmallworldbyjo) on

Transportes em Viena

Comprei o passe para 3 dias e andei sempre de metro, embora andasse muito a pé, acho que compensou. Os transportes funcionam bem e não te esqueças de validar sempre o teu bilhete porque eles não tem cancelas nas estações.

Dinheiro em Viena

Eu usei o cartão revolut e funcionou sempre muito bem. Se não conheces, é um cartão recarregável que dá para usar no estrangeiro sem pagar taxas de câmbio ou de levantamento. Carregas o cartão com a tua moeda local e depois convertes para qualquer moeda estrangeira. Ou seja, consegues ter várias moedas diferentes num só cartão. Como não pagas taxas de levantamento nas ATM no estrangeiro, aconselho a levantar algum dinheiro porque há sítios que podem não aceitar multibanco como forma de pagamento.

Dia 1:

Palácio de Schönbrunn – Os jardins são grátis mas eu visitei também o interior do palácio (é a residência de verão da família  Habsburg) e realmente vale muito a pena. Dá para passar facilmente meio dia aqui (interior do palácio + jardins). Um dos palácios e jardins mais bonitos que já vi!

  • Paragem de metro mais próxima: Schönbrunn (Linha U4)
  • Preço: €13,30 euros (adulto). Recomendo a comprar os bilhetes online para evitar filas na bilheteira, na hora de comprar os bilhetes é necessário reservar um dia e uma hora para a visita.
Schönbrunn Palace
Palácio Schönbrunn

Palácio de Belvedere – Outro palácio lindíssimo! Desta vez não visitei o interior mas os jardins mais uma vez são grátis. Tem uma fonte de água enorme mesmo em frente ao palácio que dá para tirar umas fotos bem bonitas.

  • Paragem de metro mais próxima: Hauptbahnhof (Linha U1)
Schlöss Belvedere
Palácio Belvedere

Depois de ficar maravilhada com estes 2 palácios comecei a ficar com fome então decidi ir ao café Schwarzenberg provar um dos pratos mais famosos, o “Wiener Schnitzel“. É um bife panado bem fininho que pode ser de vitela ou de porco, muito saboroso!

Stadtpark – Este é o maior parque da cidade e tem a famosa estatueta do Johann Strauss. Se o tempo estiver bom porque não aproveitar para relaxar no parque ou então fazer um picnic?

  • Paragem de metro mais próxima: Stadtpark (Linha U4)

Karlskirche – É uma igreja barroca do ano de 1737 e situa-se na parte sul da praça Karlsplatz. O exterior da estação de metro é bem bonito, não deixes de visitar.

  • Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4).
Karlskirche
Karlskirche

Hochstrahlbrunnen – uma grande fonte de água que forma um arco-íris nos dias de sol.

  • Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4).

Ópera de Viena – Uma das casas de ópera mais conhecidas mundialmente. Fica no início ou no fim (depende de onde estás) da Kärntner Straße.

  • Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4). Segue a saída “Oper”.
Vienna Opera
Ópera de Viena

Depois de tanto andar, parei no Hotel Sacher para experimentar a famosa torta de chocolate “Sachertorte”. Tudo é feito de chocolate, a massa, o recheio e a cobertura mas apesar disso não é muito doce. Custou me 5,30 euros. Eu não sou grande fã de chocolate por isso não é o meu bolo preferido mas para os amantes de chocolate a história pode ser outra. Já alguém experimentou esta torta/bolo? O que acharam?

O Hotel Sacher fica mesmo por trás da casa da ópera na Kärntner Straße.

Sacher
Sachertorte

E o meu dia acabou aqui, numa das ruas mais famosas e luxuosas de Viena (Kärntner Straße) onde podemos encontrar marcas de luxo como a Rolex, Louis Vuitton, Chanel, etc.

  • Horário: 9:30h to 20h
  • Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2, U4) ou Stephansplatz (Linhas U1, U3).

Dia 2:

Palácio Hofburg – Mais um palácio em Viena, desta vez este é a residência de inverno da família Habsburg. Não visitei o interior por isso não posso comentar nesse aspecto mas pelo exterior prefiro o palácio Schönbrunn, mas se tiveres tempo e gostares de palácios como eu, não percas este também.

  • Paragem de metro mais próxima: Herrengasse (Linha U3)
  • Preço: 12,90 euros (com áudio guia incluído)

    Hofburg Palace
    Palácio Hofburg

Museu de Kunsthistorisches e Naturhistorisches (Museu de História de Arte e Museu de História Natural) – Estes dois museus formam duas estruturas exactamente iguais. Se comprares um bilhete para um museu a entrada é válida também para o outro.

  • Estes museus ficam no sentido oposto à entrada princial do Palácio de Hofburg
  • Preço: 15 euros

Parlamento (Österreich) e município (Rathaus) – O parlamento tem visitas guiadas em inglês ao interior. O município foi construído em estilo gótico e é possível visitar a torre de 97 metros de altura, se não te importares de subir 331 degraus!!

  • Paragem de metro mais próxima: Rathaus (Linha U2)
Rathaus
Rathaus

Volksgarten – Um dos parques mais bonitos do mundo fica mesmo em frente ao Parlamento e ao Rathaus. Vale a pena visitar principalmente na altura da Primavera para ver as flores ou no Outono para ver a conjugação de cores de amarelo, laranja e castanho.

  • Paragem de metro mais próxima: Herrengasse (Linha U3)

Votivkirche – É uma igreja construída no estilo neo-gótico e se estiveres de frente para o Rathaus vai pela direita e em poucos minutos começas a avistar a igreja.

Museu Albertina – Eu não entrei no museu mas achei as escadas um máximo!

  • Paragem de metro mais próxima: Karlsplatz (Linhas U1, U2 or U4) ou Stephansplatz (Linhas U1 or U3)
  • Preço: 12,90 euros

View this post on Instagram

Stairs in Vienna

A post shared by My Small World by Jo (@mysmallworldbyjo) on

Augustinerkirche – Mesmo ao lado do museu Albertina, encontra-se uma igreja de estilo barroco do século XIV.

Burggarten – Outro parque fantástico que se encontra na parte de trás do museu Albertina. Não te esqueças de visitar a Estufa.

Stephansdom – Situada na praça Stephansplatz, esta catedral gótica tem um telhado muito interessante. As catacumbas podem ser visitadas por 5,50 euros e a torre por 4,50 euros. Infelizmente quando eu fui a catedral estava fechada para obras mas é suposto ter uma vista espectacular a partir da torre.

  • Paragem de metro mais próxima: Stephansplatz (Linhas U1 ou U3)

Museumsquartier – Composto pelo museu Mumok e o museu Leopold.

  • Paragem de metro mais próxima: Museumsquartier (Linha U2)

Mariahilferstraße – Rua das lojas que começa na Westbahnhof (Linhas U3 ou U6) e acaba no Museumsquartier (Linha U2).

Dia 3:

O meu último dia em Viena e o último dia desta viagem por 3 capitais europeias – para combater aquele sentimento de tristeza de fim de viagem decidi começar o dia num parque de diversões, o Prater, onde se encontra a famosa roda gigante de Viena. Claro que tive de andar na montanha russa e depois disso comer um algodão doce só para subir os níveis de açúcar no sangue.

  • Paragem de metro mais próxima: Praterstern Bf  (Linhas U1 or U2)

Mercado Hoher – A praça mais velha da cidade onde antigamente havia um mercado medieval e onde hoje em dia ainda são visíveis algumas ruínas romanas do século II e III. Aproveita e espreita o famoso relógio Anker-Uhr no norte da praça.

  • Paragem de metro mais próxima: Schwedenplatz  (Linha U1)

Naschmarkt – Adoro mercados e este não foi excepção, tem imensos restaurantes e os preços não são nada exagerados (para Viena claro!).

  • Paragem de metro mais próxima: Kettenbrückengasse or Karlsplatz  (Linhas U1, U2 or U4)

Hundertwasserhaus – É um edifício residêncial bem giro e diferente e é aqui que podes encontrar os souvenirs ao melhor preço.

  • Paragem de metro mais próxima: Landstraße-Wien Mitte (Linhas U3 or U4 lines). São uns 10 minutos a pé.

Uma amostra  de todos os bolos que comi em Viena, nota-se muito que sou gulosa?

View this post on Instagram

#Vienna #Austria 🇦🇹 #Cakes

A post shared by My Small World by Jo (@mysmallworldbyjo) on

Não viajes sem seguro de viagem! Os leitores do My Small World by Jo têm 5% de desconto na compra de um seguro de viagem IATI.banner_estatico_1

Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde:

Viena em 3 dias - Roteiro e dicas de viagem

Este artigo pode conter links de afiliados.

My Small World by Jo

Born and raised in Lisbon. Currently living in London. 22 countries and 3 continents visited.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: