O Algarve é um destino de Verão por excelência mas há muito mais do que apenas praias para descobrir. Neste artigo pretendo mostrar o que visitar no Algarve do Barlavento ao Sotavento Algarvio.
Barlavento Algarvio
Esta é talvez a parte mais conhecida do Algarve. As praias são de formação rochosa e mais pequenas. Vem descobrir o que visitar no Algarve do lado do Barlavento.
No concelho de Aljezur encontras uma das minhas praias preferidas da costa Oeste, a Praia de Odeceixe, que faz fronteira com o Distrito de Beja. Esta praia é especial pois é aqui que o mar se encontra com o Rio Odeceixe formando um fenómeno único da natureza. Esta praia é formada por um banco de areia onde é possível tomar banho no rio de um lado e no mar do outro. Já estive nesta praia no pico do mês de Julho e estava praticamente sem ninguém. Outra praia que também é ótima para fugir às multidões do Algarve no Verão é a Praia da Arrifana. Nesta zona encontras mais escolha em termos de alojamento local do que hotéis, por isso sugiro que uses o Booking ou o Airbnb para a tua pesquisa.
Assistir ao Pôr-do-Sol na ponta de Sagres tem de fazer parte do teu roteiro. O sol a refletir naquele mar azul tem um encanto especial. Tenta chegar um pouco antes da hora para reservares o teu lugar pois costuma ser um local bastante popular, principalmente no Verão.
Se vens visitar o Algarve com crianças, então uma visita ao Zoo de Lagos pode ser uma atividade divertida para os mais pequenos.
A Ponta da Piedade é daqueles lugares que vem nos postais por alguma razão. É simplesmente lindo com as suas grutas e formações rochosas. A não perder! Sem dúvida um dos sítios mais bonitos no Algarve.
Burgau é a chamada Santorini portuguesa, com as suas casinhas brancas e coloridas. A antiga vila piscatória está agora a ser descoberta e aberta a turistas.
Uma das cidades mais giras no Algarve é Lagos. Os seus edifícios antigos com azulejos são muito pitorescos e dá vontade de nos perdermos por aquelas ruelas.
Alvor é outra vila que adoro visitar, especialmente à noite. As ruas enchem-se de música proveniente dos bares e tem restaurantes muito bons. Aconselho o Restaurante Ababuja com vista para a ria de Alvor, o arroz de lingueirão é qualquer coisa!
Algarve não é só praia e a prova disso é a Serra de Monchique. Aconselho vivamente a visita para experimentares um Algarve diferente. Aqui podes visitar as termas nas Caldas de Monchique e a própria vila também tem comércio local muito interessante (mel, chouriço, aguardente de medronho, melosa, licores, artesanato). Aproveita e visita a Fóia que com 902 metros de altitude é o ponto mais alto da região do Algarve. Se gostas de cascatas tens a Cascata do Barbelote a caminho da Fóia, o acesso não e o melhor mas compensa a caminhada. Em Monchique come-se muito bem. Já tive amigos que estavam a passar férias noutra zona do Algarve e que vieram de propósito a Monchique só para vir jantar aqui! Os restaurantes que mais recomendo são: Jardim das Oliveiras, Charrete e o Luar da Fóia. Em termos de alojamento recomendo este alojamento local que pertence a uma família de Monchique muito simpática.
O Autódromo Internacional do Algarve é sem dúvida um local a não faltar para os amantes de velocidade. Aqui podes acelerar em segurança 🙂
A Praia da Rocha na cidade de Portimão dispensa apresentações. É uma cidade jovem com bons restaurantes e boa animação noturna. A praia é de cidade, por isso aconselho outras praias mais bonitas ali perto, como a Praia do Alemão. Para um jantar de tapas portuguesas podes visitar o restaurante Tapas o Destapas.
Do outro lado de Portimão, passando a ponte sobre o rio, encontras Ferragudo. Esta é uma zona mais calma e familiar do que Portimão e a Praia dos Caneiros é das mais conhecidas. Se gostas de estar numa zona sossegada mas ainda assim perto de tudo, então este é o sítio certo para as tuas férias.
Se vais visitar o Algarve na altura do calor e adoras água, então o Slide & Splash é para ti. Este parque de diversões aquático promete divertir toda a família.
O Castelo de Silves vale muito a pena a visita, no interior é possível observar uma coleção de vestígios muçulmanos deixados aquando da ocupação árabe nesta região. Para além do castelo, a cidade de Silves também é muito simpática e convida a uma manhã ou tarde bem passada.
Outra das minhas zonas favoritas no Algarve é Lagoa/Carvoeiro. A Praia do Carvoeiro, a Praia da Marinha e a Praia de Benagil (com a sua famosa gruta a céu aberto) são das praias mais bonitas e conhecidas de todo o Algarve. Visitar as grutas de Benagil tem de fazer parte do teu roteiro, seja em excursão de barco ou através do aluguer de canoas, por exemplo.
Outro sítio lindíssimo aqui perto é o Algar Seco, que não é nada mais do que uma formação rochosa em forma de janela virada para o mar. Simplesmente lindo e a não perder!
Já alguma viste uma capela com vista para o mar e ao lado da praia? A Capela da Nossa Senhora da Rocha está numa localização muito privilegiada e é bastante procurada para casamentos, principalmente pelos estrangeiros.
O ZooMarine na Guia conquista miúdos e graúdos com os seus espetáculos de golfinhos e outros animais marinhos.
Armação de Pêra conta com a Praia dos Beijinhos e a Praia dos Tremoços como as principais praias daquela zona.
Albufeira deve ser das zonas mais turísticas do Algarve, normalmente com muitos ingleses e irlandeses. No centro histórico encontras restaurantes e bares para todos os gostos. Muitas despedidas de solteira/o acontecem em Albufeira e é sem dúvida um local com muita animação noturna. As praias mais conhecidas da região são a Praia dos Alemães, Praia dos Salgados, Praia da Galé e a Praia da Oura.
Não viajes sem seguro de viagem! Neste artigo, podes ler a minha experiência com a IATI Seguros e por seres leitor do blog tens 5% de desconto no teu seguro de viagem!
A modalidade IATI Escapadinhas é o seguro perfeito para viajares por Portugal e pela Europa seja de caravana, bicicleta e até com o teu animal de estimação!
Sotavento Algarvio
No Sotavento Algarvio as praias são de dunas e possuem um extenso areal. A água é por norma mais calma e mais quente e a areia também é mais fina. Descobre aqui tudo o que visitar no Algarve do lado do Sotavento.
A Praia da Falésia em Vilamoura tem um extenso areal de quase 6 km. Esta é uma zona moderna no Algarve e a Marina de Vilamoura é famosa pelos seus iates de luxo. Em termos de animação noturna, há bastante escolha de restaurantes, discotecas, bares e até um casino.
Chegando à capital de distrito, em Faro podes encontrar lojas e comércio local na baixa da cidade e a Igreja da Sé de Faro também merece uma visita.
No Parque Natural da Ria Formosa existe a Ilha da Culatra e a Ilha da Armona. Estas ilhas são acessíveis por barco (com partida em Olhão) e as praias são selvagens, sendo algumas de nudistas. São verdadeiros paraísos bem guardados porque mesmo no mês de Agosto não estão apinhadas como as outras 🙂 Procura aqui alojamento.
A cidade de Tavira combina a arquitetura tradicional algarvia com influências árabes, resultando num mix arquitetónico muito interessante. É uma cidade muito charmosa e pacata, perfeita para almoçar uma boa mariscada ou simplesmente para passear ao fim da tarde.
Perto de Tavira encontras a cascata do Pego do Inferno. Quando eu visitei em Julho de 2017, o acesso era difícil e não estava bem sinalizado, contudo foi possível lá chegar. Na altura era possível ver a cascata com água mas tudo à volta estava muito sujo e degradado. Em 2019, um incêndio destruiu o pouco que restava dos passadiços… e até hoje ainda não foi recuperado. Uma pena porque é um sítio lindíssimo e com enorme potencial. 🙁
Ainda na zona de Tavira encontras a Ilha de Tavira com praias calmas como a Praia do Barril. A travessia pode ser feita a pé (1,5 km) ou num comboio turístico com partida em Pedras Del-Rei. Esta praia é especial porque conta com um cemitério de âncoras nunca antes visto. As âncoras fazem parte da história daquele local quando antigamente era uma vila piscatória e de conservas de peixe.
E finalmente chegamos a uma das melhores praias de Portugal e até do Mundo (não sou eu que estou a inventar! É o que dizem em muitos artigos de viagens), a Praia de Cacela Velha. Para lá chegar é preciso ir até ao cais no Sítio da Fábrica em Cacela Velha e apanhar o barco. A praia é fantástica, principalmente se estiver maré vazia porque fica uma espécie de piscina natural sem ondas. Esta praia é perfeita para crianças pois não tem praticamente ondas e podes andar e andar que continuas com água pelo tornozelo.
Desde a Praia de Cacela Velha é possível caminhar pelo areal até à outra ponta e chegar à Praia de Monte Gordo. Estas praias com dunas, tem um areal bastante extenso e pelo meio encontras praias conhecidas como a Praia da Manta Rota, Praia da Altura e a Praia Verde. Ao contrário do Barlavento Algarvio, nesta ponta do Algarve a oferta hoteleira não é tão grande assim. A maior parte das pessoas fica em alojamento local/apartamentos mas se preferires hotel, o Praia Verde Boutique Hotel é uma excelente opção. Para ver o pôr-do-sol com vista para o mar, aconselho muito o Guarita Terrace na Praia Verde.
Mas não existe só praias aqui neste lado do Algarve, existe também o primeiro Spa Salino em Portugal! Situado em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, aqui é produzido sal marinho e flor de sal da marca Água Mãe sendo também possível flutuar na água salgada e usufruir do Spa. Existem 2 piscinas de água morna com temperaturas que variam entre os 22 e os 30 graus nos dias mais quentes. A concentração de sal e sais minerais é tão elevada, que é impossível não flutuar naquelas águas. Aqui podes tomar banhos de sal, aplicar argila, esfoliar a pele com flor de sal, receber massagens e até ter aulas de ioga aos sábados de manhã.
Podem ver nos destaques do meu Instagram os vídeos e as fotos de como foi a minha visita mas passo a explicar aqui o tratamento que realizei. O tratamento consistia em:
- Esfoliar a pele com flor de sal
- Entrar na piscina de água morna salgada e ficar de molho, a flutuar, durante 30 minutos. Isto irá fazer com que os poros se abram e a pele esteja pronta a receber o tratamento seguinte.
- Aplicar a argila no corpo e esperar que seque, cerca de 20 minutos. Existem espreguiçadeiras onde te podes deitar a apanhar sol e esperar que a argila seque no corpo.
- Voltar a entrar na piscina de água salgada e suavemente amolecer e retirar a argila do corpo.
- Usar os chuveiros ao ar livre para tirar a argila mais teimosa do corpo.
O resultado no meu caso foi uma pele super suave, mas enquanto lá estive percebi que há pessoas que procuram o Spa para fins terapêuticos. Foi o caso de uma senhora que me contou costumava passar 15 dias num Spa em Espanha mas desde que descobriu este em Portugal, já era a segunda vez na mesma semana que lá ia. Estas águas têm concentrações elevadas de sais minerais que são benéficas para aliviar problemas de articulações ou mesmo dores musculares. Eu que nunca tinha visitado nada do género adorei a experiência e fiquei fã!
Podem marcar a vossa experiência através do email que está no website ou através da página do Facebook. A aplicação de argila custa 8 € por pessoa e os banhos salinos custam igualmente 8 € por pessoa.
O Castelo Medieval de Castro Marim foi em tempos uma fortaleza importante devido à sua localização geográfica privilegiada, como a proximidade com Espanha e o Norte de África. Na última semana de Agosto e durante 4 dias, realiza-se dentro do castelo uma feira medieval intitulada de “Dias Medievais em Castro Marim”. Uma excelente oportunidade para combinar a visita ao castelo com uma feira alusiva à época medieval.
Na pontinha este de Portugal, encontramos Vila Real de Santo António com uma arquitetura pombalina tal e qual a baixa de Lisboa. Exemplo disso é a Praça Marquês de Pombal onde se encontra a Igreja Matriz da vila e onde podes parar numa das pastelarias e experimentar a doçaria regional. Os meus doces favoritos são o Dom Rodrigo e os bolinhos de massa de amêndoa do Algarve. A marina de Vila Real de Santo António no rio Guadiana divide a vila portuguesa de Ayamonte em Espanha. Antes de 1992, só era possível passar para o lado de Espanha de ferry mas hoje em dia podemos fazer a travessia por via terrestre usando a ponte que liga os dois países.
Espero que tenhas gostado das minhas sugestões de o que visitar no Algarve. Resumidamente aconselho o Barlavento Algarvio se gostas de praias com rochas e mais animação e o Sotavento Algarvio com as suas praias de água calma e sem rochas é perfeito para famílias com crianças ou para quem gosta de descansar.
AJUDA O BLOG A CRESCER!
Se gostaste deste artigo, partilha com mais amantes de viagens e segue-me nas redes sociais para acompanhares o meu dia-a-dia 🙂
Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde:
Olá, só para deixar um reparo, praia dos Salgados e praia da Galé pertence a Albufeira e não a Armação de Pêra como está escrito na sua descrição. Gostei muito da sua narrativa do Algarve. Obrigada 🙏
Muito obrigada pela correção Luísa, fico contente que tenha gostado de me ler. Por curiosidade, posso perguntar como teve conhecimento do meu artigo?
Obrigada