Portugal

O que visitar no Algarve – Guia Completo

O Algarve é um destino de Verão por excelência mas há muito mais do que apenas praias para descobrir. Neste artigo pretendo mostrar o que visitar no Algarve do Barlavento ao Sotavento algarvio.

O que visitar no Algarve

Barlavento Algarvio

Esta é talvez a parte mais conhecida do Algarve. As praias são de formação rochosa e mais pequenas. Vem descobrir o que visitar no Algarve do lado do Barlavento.

No concelho de Aljezur encontras uma das minhas praias preferidas da costa Oeste, a Praia de Odeceixe, que faz fronteira com o Distrito de Beja. Esta praia é especial pois é aqui que o mar se encontra com o Rio Odeceixe formando um fenómeno único da natureza. Esta praia é formada por um banco de areia onde é possível tomar banho no rio de um lado e no mar do outro. Já estive nesta praia no pico do mês de Julho e estava praticamente sem ninguém. Outra praia que também é ótima para fugir às multidões do Algarve no Verão é a Praia da Arrifana. Nesta zona encontras mais escolha em termos de alojamento local do que hotéis, por isso sugiro que uses o Booking ou o Airbnb para a tua pesquisa.

 
 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

Assistir ao Pôr-do-Sol na ponta de Sagres tem de fazer parte do teu roteiro. O sol a refletir naquele mar azul tem um encanto especial. Tenta chegar um pouco antes da hora para reservares o teu lugar pois costuma ser um local bastante popular, principalmente no Verão.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

Se vens visitar o Algarve com crianças, então uma visita ao Zoo de Lagos pode ser uma atividade divertida para os mais pequenos.

A Ponta da Piedade é daqueles lugares que vem nos postais por alguma razão. É simplesmente lindo com as suas grutas e formações rochosas. A não perder! Sem dúvida um dos sítios mais bonitos no Algarve.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

Burgau é a chamada Santorini portuguesa, com as suas casinhas brancas e coloridas. A antiga vila piscatória está agora a ser descoberta e aberta a turistas.

Uma das cidades mais giras no Algarve é Lagos. Os seus edifícios antigos com azulejos são muito pitorescos e dá vontade de nos perdermos por aquelas ruelas.

Alvor é outra vila que adoro visitar, especialmente à noite. As ruas enchem-se de música proveniente dos bares e tem restaurantes muito bons. Aconselho o Restaurante Ababuja com vista para a ria de Alvor, o arroz de lingueirão é qualquer coisa!

Algarve não é só praia e a prova disso é a Serra de Monchique. Aconselho vivamente a visita para experimentares um Algarve diferente. Aqui podes visitar as termas nas Caldas de Monchique e a própria vila também tem comércio local muito interessante (mel, chouriço, aguardente de medronho, melosa, licores, artesanato). Aproveita e visita a Fóia que com 902 metros de altitude é o ponto mais alto da região do Algarve. Se gostas de cascatas tens a Cascata do Barbelote a caminho da Fóia, o acesso não e o melhor mas compensa a caminhada.  Em Monchique come-se muito bem. Já tive amigos que estavam a passar férias noutra zona do Algarve e que vieram de propósito a Monchique só para vir jantar aqui! Os restaurantes que mais recomendo são: Jardim das Oliveiras, Charrete e o Luar da Fóia. Em termos de alojamento recomendo este alojamento local que pertence a uma família de Monchique muito simpática.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

O Autódromo Internacional do Algarve é sem dúvida um local a não faltar para os amantes de velocidade. Aqui podes acelerar em segurança 🙂

A Praia da Rocha na cidade de Portimão dispensa apresentações. É uma cidade jovem com bons restaurantes e boa animação noturna. A praia é de cidade, por isso aconselho outras praias mais bonitas ali perto, como a Praia do Alemão. Para um jantar de tapas portuguesas podes visitar o restaurante Tapas o Destapas.

Do outro lado de Portimão, passando a ponte sobre o rio, encontras Ferragudo. Esta é uma zona mais calma e familiar do que Portimão e a Praia dos Caneiros é das mais conhecidas. Se gostas de estar numa zona sossegada mas ainda assim perto de tudo, então este é o sítio certo para as tuas férias.

Se vais visitar o Algarve na altura do calor e adoras água, então o Slide & Splash é para ti. Este parque de diversões aquático promete divertir toda a família.

O Castelo de Silves vale muito a pena a visita, no interior é possível observar uma coleção de vestígios muçulmanos deixados aquando da ocupação árabe nesta região. Para além do castelo, a cidade de Silves também é muito simpática e convida a uma manhã ou tarde bem passada.

Outra das minhas zonas favoritas no Algarve é Lagoa/Carvoeiro. A Praia do Carvoeiro, a Praia da Marinha e a Praia de Benagil (com a sua famosa gruta a céu aberto) são das praias mais bonitas e conhecidas de todo o Algarve. Visitar as grutas de Benagil tem de fazer parte do teu roteiro, seja em excursão de barco ou através do aluguer de canoas, por exemplo.

Outro sítio lindíssimo aqui perto é o Algar Seco, que não é nada mais do que uma formação rochosa em forma de janela virada para o mar. Simplesmente lindo e a não perder!

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

Já alguma viste uma capela com vista para o mar e ao lado da praia? A Capela da Nossa Senhora da Rocha está numa localização muito privilegiada e é bastante procurada para casamentos, principalmente pelos estrangeiros.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

O ZooMarine na Guia conquista miúdos e graúdos com os seus espetáculos de golfinhos e outros animais marinhos.

Armação de Pêra conta com a Praia dos Salgados e a Praia da Galé como as principais praias daquela zona.

Albufeira deve ser das zonas mais turísticas do Algarve, normalmente com muitos ingleses e irlandeses. No centro histórico encontras restaurantes e bares para todos os gostos. Muitas despedidas de solteira/o acontecem em Albufeira e é sem dúvida um local com muita animação noturna. As praias mais conhecidas da região são a Praia dos Alemães e a Praia da Oura.



Sotavento Algarvio

No Sotavento Algarvio as praias são de dunas e possuem um extenso areal. A água é por norma mais calma e mais quente e a areia também é mais fina. Descobre aqui tudo o que visitar no Algarve do lado do Sotavento.

A Praia da Falésia em Vilamoura tem um extenso areal de quase 6 km. Esta é uma zona moderna no Algarve e a Marina de Vilamoura é famosa pelos seus iates de luxo. Em termos de animação noturna, há bastante escolha de restaurantes, discotecas, bares e até um casino.

Chegando à capital de distrito, em Faro podes encontrar lojas e comércio local na baixa da cidade e a Igreja da Sé de Faro também merece uma visita.

No Parque Natural da Ria Formosa existe a Ilha da Culatra e a Ilha da Armona. Estas ilhas são acessíveis por barco (com partida em Olhão) e as praias são selvagens, sendo algumas de nudistas. São verdadeiros paraísos bem guardados porque mesmo no mês de Agosto não estão apinhadas como as outras 🙂 Procura aqui alojamento.

A cidade de Tavira combina a arquitetura tradicional algarvia com influências árabes, resultando num mix arquitetónico muito interessante. É uma cidade muito charmosa e pacata, perfeita para almoçar uma boa mariscada ou simplesmente para passear ao fim da tarde.

Perto de Tavira encontras a cascata do Pego do Inferno. Quando eu visitei em Julho de 2017, o acesso era difícil e não estava bem sinalizado, contudo foi possível lá chegar. Na altura era possível ver a cascata com água mas tudo à volta estava muito sujo e degradado. Em 2019, um incêndio destruiu o pouco que restava dos passadiços… e até hoje ainda não foi recuperado. Uma pena porque é um sítio lindíssimo e com enorme potencial. 🙁

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

Ainda na zona de Tavira encontras a Ilha de Tavira com praias calmas como a Praia do Barril. A travessia pode ser feita a pé (1,5 km) ou num comboio turístico com partida em Pedras de El-Rei. Esta praia é especial porque conta com um cemitério de âncoras nunca antes visto. As âncoras fazem parte da história daquele local quando antigamente era uma vila piscatória e de conservas de peixe.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana ♡ Travel (@mysmallworldbyjo) a

E finalmente chegamos a uma das melhores praias de Portugal e até do Mundo (não sou eu que estou a inventar! É o que dizem em muitos artigos de viagens), a Praia de Cacela Velha. Para lá chegar é preciso ir até ao cais no Sítio da Fábrica em Cacela Velha e apanhar o barco. A praia é fantástica, principalmente se estiver maré vazia porque fica uma espécie de piscina natural sem ondas. Esta praia é perfeita para crianças pois não tem praticamente ondas e podes andar e andar que continuas com água pelo tornozelo.

Desde a Praia de Cacela Velha é possível caminhar pelo areal até à outra ponta e chegar à Praia de Monte Gordo. Estas praias com dunas, tem um areal bastante extenso e pelo meio encontras praias conhecidas como a Praia da Manta Rota, Praia da Altura e a Praia Verde. Ao contrário do Barlavento Algarvio, nesta ponta do Algarve a oferta hoteleira não é tão grande assim. A maior parte das pessoas fica em alojamento local/apartamentos mas se preferires hotel, o Praia Verde Boutique Hotel é uma excelente opção. Para ver o pôr-do-sol com vista para o mar, aconselho muito o Guarita Terrace na Praia Verde.

Castelo Medieval de Castro Marim foi em tempos uma fortaleza importante devido à sua localização geográfica privilegiada, como a proximidade com Espanha e o Norte de Africa. Na última semana de Agosto e durante 4 dias, realiza-se dentro do castelo uma feira medieval intitulada de “Dias Medievais em Castro Marim”. Uma excelente oportunidade para combinar a visita ao castelo com uma feira alusiva à época medieval.

Na pontinha este de Portugal, encontramos Vila Real de Santo António com uma arquitetura pombalina tal e qual a baixa de Lisboa. Exemplo disso é a Praça Marquês de Pombal onde se encontra a Igreja Matriz da vila e onde podes parar numa das pastelarias e experimentar a doçaria regional. Os meus doces favoritos são o Dom Rodrigo e os bolinhos de massa de amêndoa do Algarve. A marina de Vila Real de Santo António no rio Guadiana divide a vila portuguesa de Ayamonte em Espanha. Antes de 1992, só era possível passar para o lado de Espanha de ferry mas hoje em dia podemos fazer a travessia por via terrestre usando a ponte que liga os dois países.

Espero que tenhas gostado das minhas sugestões de o que visitar no Algarve. Resumidamente aconselho o Barlavento Algarvio se gostas de praias com rochas e mais animação e o Sotavento Algarvio com as suas praias de água calma e sem rochas é perfeito para famílias com crianças ou para quem gosta de descansar.

Não viajes sem seguro de viagem!
Aqui conto a minha experiência com a IATI Seguros.

Se gostaste deste artigo ajuda o blog a crescer e segue-me nas redes sociais. Se tens algum amigo que gostava de conhecer melhor o Algarve, partilha este artigo com ele!

Guarda este artigo no Pinterest para leres mais tarde.

Mais Artigos sobre Portugal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.